Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24097
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A especificidade da natureza humana em relação aos demais animais no pensamento aristotélico
Autor(es): Mariz, Débora
Palavras-chave: Natureza;Action;Ética;Biology
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Argumentos - Revista de Filosofia
Citação: Mariz, D. (2014)
Resumo: Este artigo analisa em que medida a natureza humana se distingue dos demais animais, tendo como referência as obras biológicas e a Ética de Aristóteles. Nosso fio condutor, nessa perspectiva, é o mecanismo psicofisiológico do agir dos animais. Compreendemos, a partir daí, que a natureza humana não é totalmente determinada e isto é a condição de possibilidade que faz com que o homem possa tornar-se excelente, cumprindo com o fim que lhe é próprio.
Abstract: This article analyze to what extent human nature is distinguished from other animals, through the biological works of Aristotle as well as his Ethics. Our target, in this perspective, is analyze the psychophysiological mechanism of the action of animals. We understand that human nature is not fully determined and it is the condition of possibility that makes the man become accomplished, achieving its ultimate purpose.
Descrição: MARIZ, Débora. A especificidade da natureza humana em relação aos demais animais no pensamento aristotélico. Argumentos Revista de Filosofia, Fortaleza, ano 6, n. 12, p. 157-168, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24097
ISSN: 1984-4255 (online)
1984-4247 (impresso)
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_dmariz.pdf150,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.