Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2456
Título: Notas sôbre a pesca da cavala e da serra no Ceará: dados de 1962
Autor(es): Costa, Raimundo Saraiva da
Paiva, Melquíades Pinto
Palavras-chave: Cavala (Peixe) - Pesca - Ceará
Data do documento: 1963
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Resumo: A pesca da cavala, Scomberomorus cavalla( Cuvier,1829) e da serra, Scomberomorus maculatus (Mitchill, 1815), efetuadas em águas costeiras do Estado do Ceará (Brasil), contribui com elevada percentagem no total do pescado desembarcado anualmente no Estado. Referida pesca é tradicionalmente realizada pelas jangadas, com linhas de corso, utlizando como iscas geralmente sardinhas-família Clupeidae, e durante todo ano. Estes peixes têm mercado certo, e alcançam preço elevado. Infelizmente, são pouco conhecidas as possibilidades piscatórias da cavala e da serra, capturadas até agora com embarcações, artes e métodos pesqueiros primitivos. Resulta evidente a necessidade de se averiguar tais possibilidades. No presente trabalho estudamos os dados coletados pela Estação de Biologia Marinha da Universidade do Ceará, durante o ano de 1962, e que se referem à pesca da cavala e da serra no Ceará.
Descrição: COSTA, Raimundo Saraiva da; PAIVA, Melquíades Pinto. Notas sôbre a pesca da cavala e da serra no Ceará: dados de 1962. Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v.3, n. 1, p. 17-26, jun.1963.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2456
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1963_art_rscosta.pdf581,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.