Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24612
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação da formação do gestor frente aos desafios tecnológicos no ambiente escolar
Autor(es): Oliveira, Maria Lucijane Gomes de
Silva Neta, Maria de Lourdes da
Marinho, Gabrielle Silva
Lima, Marcos Antônio Martins
Palavras-chave: Avaliação da formação de gestores;Gestão escolar;Educational technologies in education
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: OLIVEIRA, Maria Lucijane Gomes de; SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MARINHO, Gabrielle Silva; LIMA, Marcos Antônio Martins. Avaliação da formação do gestor frente aos desafios tecnológicos no ambiente escolar. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 2445-2463.
Resumo: A inserção das tecnologias aplicadas à educação trouxe inúmeras implicações para o processo educativo. Neste contexto, o currículo escolar também sofreu mudanças para adaptar-se aos conteúdos necessários e exigidos pela sociedade contemporânea. Partindo desse pressuposto, surge a necessidade de investigar sobre a formação do gestor escolar quanto à incorporação das tecnologias no ambiente escolar. Para tanto, a presente pesquisa objetivou avaliar a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s) no processo de formação dos gestores escolares. Quanto à metodologia do estudo trata-se de uma pesquisa de campo, aplicada, descritiva de abordagem qualitativa junto aos participantes do Curso de formação de Gestores Escolares, em nível de Pós-graduação Latu Sensu em Gestão Escolar, de uma Universidade Pública do Ceará. Como subsídio para identificação das categorias de análise presente no relato dos respondentes utilizou-se a ferramenta Wordle.net. Os resultados advindos remetem ao entendimento do papel do gestor escolar na contemporaneidade frente aos desafios tecnológicos no ambiente escolar, bem como os desafios na gestão escolar para utilização de TIC´s e as possíveis contribuições do uso das TIC´s no processo de aprendizagem. Os achados do estudo indicam que é preciso investir em cursos de formação para o gestor escolar, considerando o uso de tecnologias no cenário educacional posto que o gestor escolar necessita assumir uma postura interativa, crítica, criativa, facilitadora e incentivadora, para implementar práticas pedagógicas mais democráticas com o intuito de tornar a escola um ambiente motivador e mais propício à aprendizagem.
Abstract: The integration of technologies applied to education brought many implications to the educational process. In this context, the school curriculum has also undergone changes to adapt to the content that is necessary and required by modern society. Based on this assumption, the need arises to investigate the training of the school leader in regards to the incorporation of technology in the school environment. Therefore, the present study aimed to evaluate the incorporation of Information and Communication Technologies (ICTs) in the process of training of school leaders. As for the study’s methodology, it is a field research project that is applied and descriptive with a qualitative approach. The study was conducted with the participants of the Training Course for Educational Leaders in the Latu Sensu Postgraduate level of School Management, at a public university of Ceará. As a subsidy for the identification of the analysis categories present on the reports of the respondents, the Wordle.net tool was used. The results refer to the understanding of the role of the school leader in modern times in regard to the technological challenges in the school environment, as well as the challenges in school management relating to the use of ICTs and the possible contributions of the use of ICTs in the learning process. The study findings indicate that there is a need to invest in training courses for the school leader, considering the use of technology in the educational scenario, given that the school leader needs to take on an interactive, critical, creative, facilitative and supportive approach, to implement more democratic teaching practices in order to make the school a motivating environment and more conducive to learning.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24612
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_mlgoliveira.pdf583,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.