Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarreira, Irlys Alencar Firmo-
dc.contributor.authorCosta, Jane Meyre Silva-
dc.date.accessioned2017-08-09T16:01:07Z-
dc.date.available2017-08-09T16:01:07Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCosta, J. M. S.; Barreira, I. A. F. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24633-
dc.descriptionCOSTA, Jane Meyre Silva. Dona Zefinha: apropriação e recriação regionais de uma banda musical. 2017. 220f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDona Zefinha (Companhia cenomusical) – Estéticapt_BR
dc.subjectMúsica e arte - Brasil, Nordestept_BR
dc.subjectDona Zefinha (Companhia cenomusical) – Cearápt_BR
dc.subjectNortheastpt_BR
dc.subjectHybridizationpt_BR
dc.titleDona Zefinha: apropriação e recriação regionais de uma banda musicalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata-se de uma tese cuja reflexão fundamenta-se na análise do processo de apropriação cultural exposto no campo musical brasileiro, que se evidencia no contexto contemporâneo facilitado pelo acesso à informação e as novas tecnologias, a partir dos anos 2000. Diante deste contexto, os sujeitos participantes deste processo recriam e reelaboram novas identidades no percurso de sua trajetória artística transitando mais livremente em meio a estéticas que atravessam o local/nacional/internacional. O campo empírico desta pesquisa se constitui no estudo de caso de uma banda integrante do cenário musical cearense intitulada como Banda Dona Zefinha, nessa perspectiva a proposta desta tese busca compreender como este coletivo de artistas se apropria de símbolos culturais associados historicamente a região Nordeste, recriando os mesmos, por meio de linguagens e performances específicas elaborando estratégias de participação e sobrevivência no cenário artístico cearense. Nesse estudo serão retratadas a trajetória coletiva destes artistas tendo como enfoque tanto as disposições internas como os influxos externos que os influenciaram durante o processo de criação. A banda Dona Zefinha surgiu no cenário público cearense em 2001, o grupo buscou unir folguedos nordestinos, a partir da musicalidade inspiradas em bandas cabaçais e entrecortadas com muito humor, além de exibir outras influências claras de bandas latino-americanas, árabes e medievais. Os dados aqui apresentados foram colhidos por meio de observação durante os shows da banda, entrevistas com os músicos, material fonográfico e meios virtuais pelos quais estes sujeitos compartilham a partir de um viés qualitativo, além de um amplo referencial bibliográfico como ferramenta de análise. A partir de seus relatos e do trabalho artístico, percebeu-se que a discussão interposta pelos integrantes da banda Dona Zefinha, revela-se a partir de um conceito sobre a região Nordestina como algo em constante transformação. Neste movimento constante, os integrantes da banda em seu processo de criação realizam uma espécie de aproveitamento, re (elaborando) valores, imagens e símbolos, os quais garantem a interação e facilitam a comunicação entre seus ouvintes e com o próprio mercado.pt_BR
dc.title.enDona Zefinha: Regional ownership and recreation of a musical bandpt_BR
Appears in Collections:PPGS - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_tese_jmscosta.pdf3,52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.