Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2466
Título: Sobre a ocorrência de Squilla lijdingi Holthuis, 1959 no litoral brasileiro (Crustácea Stomatopoda)
Autor(es): Fausto Filho, José
Palavras-chave: Crustáceo - Brasil
Data do documento: 1966
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FAUSTO FILHO, J. (1966)
Resumo: Com o presente trabalho, registramos a ocorrência de Squilla lijdingi Holthuis, 1959 na costa brasileira. Esta espécie se encontra referida apenas para as águas costeiras do Suriname, e na sua descrição original o autor procurou salientar os caracteres básicos necessários que a separam de Squilla brasiliensis Calman, 1957 e Squilla empusa Say, 1818, que lhe são muito próximas (Holthuis, 1959). Logo após a captura, os indivíduos apresentavam uma coloração bege-avermelhada, idêntica aos dois sexos, e.após três meses de imersão em álcool, tomaram uma coloração bege-clara. As carenas apresentam uma coloração marrom, quase preta. Com exceção do quinto segmento torácico livre e do último segmento abdominal, todos os demais possuem uma mancha fina, quase preta, percorrendo o bordo posterior dos segmentos, sendo mais visível no centro, e quase imperceptível entre as duas carenas mais laterais. Nos bordos laterais dos segmentos torácicos livres, essa mancha permanece bem distinta. O bordo posterior da carapaça também apresenta uma fina mancha escura, mais acentuada entre as três carenas mais centrais.
Descrição: FAUSTO FILHO, Jose. Sobre a ocorrência de Squilla lijdingi Holthuis, 1959 no litoral brasileiro (Crustácea Stomatopoda). Arquivos de Ciências do Mar, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 139-141, dez. 1966.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2466
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1966_art_jffilhox.pdf222,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.