Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/24701
Tipo: Artigo de Evento
Título: O olhar inclusivo no processo avaliativo em diferentes ambientes escolares: sala de recurso multifuncional e sala de aula comum
Autor(es): Silveira, Ana Patricia
Carvalho, Martha Milene Fontenelle
Domiciano, Rosani de Lima
Palavras-chave: Educação inclusiva;Legislação brasileira;Avaliação da aprendizagem;Learning assessment
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: VI Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: Silveira, A. P.; Carvalho, M. M. F.; Domiciano, R. L. (2015)
Resumo: Este artigo pretende trazer reflexões acerca da práxis pedagógica dos professores da sala de aula comum e professores da Sala de Recurso Multifuncional, com ênfase na avaliação da aprendizagem. Através da implantação da legislação pautada na educação inclusiva, como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, milhares de crianças e adolescentes foram matriculados no ensino regular, tornando-se visíveis e, portanto, sujeitos aptos para serem avaliados, respeitando suas limitações e possibilidades. Através da pesquisa teórica, investigamos alguns pesquisadores e a legislação brasileira sobre o referido assunto. Concluímos que há urgência para mudança de paradigma na avaliação da aprendizagem de tais alunos, visando assim, o respeito às características e talentos individuais.
Abstract: This article aims to bring reflections on the pedagogical praxis of common classroom teachers and teachers-in-One Resource Room with emphasis on evaluation of learning. Through the implementation of legislation guided by the inclusive education, such as the National Policy for Special Education in the Perspective of Inclusive Education, thousands children and adolescents were enrolled in regular education thus became visible, therefore suitable subjects to be evaluated, respecting their limitations and possibilities. Through theoretical research, we investigate some researchers and Brazilian legislation on that subject. We conclude that there is urgent need for paradigm shift in the assessment of learning such students, aiming thus, respect for individual characteristics and talents.
Descrição: SILVEIRA, Ana Patricia; CARVALHO, Martha Milene Fontenelle; DOMICIANO, Rosani de Lima. O olhar inclusivo no processo avaliativo em diferentes ambientes escolares: sala de recurso multifuncional e sala de aula comum. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 6., 2015, Fortaleza. Avaliação: veredas e experiências educacionais. Fortaleza: Imprece, 2015. p. 1472-1487.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24701
ISBN: 9788581260907
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_apsilveira.pdf465,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.