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dc.contributor.authorBezerra, Larissa Rogério-
dc.contributor.authorRodrigues, Francisco Jahannes dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-18T23:09:32Z-
dc.date.available2017-08-18T23:09:32Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationBezerra, L. R.; Rodrigues, F. J. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.isbn9788581260167-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24847-
dc.descriptionBEZERRA, Larissa Rogério; RODRIGUES, Francisco Jahannes dos Santos. Educação espírita: significação e inserção no cenário pedagógico brasileiro. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO (ECHE), 11.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO (ENHIME), 1., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Imprece, 2012. p. 1492-1507.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherXI Encontro Cearense de Historia da Educação (ECHE); I Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação (ENHIME)pt_BR
dc.subjectEducação espíritapt_BR
dc.subjectDoutrina espíritapt_BR
dc.subjectPedagogia espíritapt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleEducação espírita: significação e inserção no cenário pedagógico brasileiropt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO contexto histórico que envolvia os séculos XVIII e XIX, na Europa, era de mudanças econômicas, culturais, políticas e sociais. Segundo Simões e Feital (2004), o continente se depara com três grandes revoluções que contribuíram decisivamente para o surgimento de uma nova forma de organização social: o Iluminismo, que contribuiu para uma expansão da visão de responsabilidade centralizada no homem, avessa ao absolutismo político, ao dogmatismo religioso e ao imobilismo social; a Revolução Industrial, que trouxe o desenvolvimento técnico-científico, a produção capitalista e o aprofundamento das metodologias e técnicas de pesquisa; e a Revolução Francesa, que levou à concretização na sociedade dos ideais burgueses, anticlericais e humanistas. Esse afastamento da instituição clerical da Igreja Católica colaborou para que novas formas de pensar o religioso possibilitassem o surgimento de novas propostas religiosas. Nesse panorama, viveu na França o educador Hippolyte Léon Denizard Rivail. [...]pt_BR
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