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dc.contributor.advisorSeveriano, Maria de Fátima Vieira-
dc.contributor.authorMorais, Rebeca Carvalho de-
dc.date.accessioned2012-04-17T12:24:22Z-
dc.date.available2012-04-17T12:24:22Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationMorais, R. C.; Severiano, M. F. V. (2011)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2489-
dc.descriptionMORAIS, Rebeca Carvalho de. Compulsão por compras: uma análise psicossocial crítica acerca das subjetividades contemporâneas. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2011.pt_BR
dc.description.abstractThe contemporary subjective construction seems to be permeated by the market logic that is responsible for fabricate - through cultural industry - the most different lifestyles to be consumed by man. From this context, we reflect about the new disorders that emerge in the hypermodernity, using as example the behavior of the compulsive shoppers, analyzed from the Frankfurt School´s theoretical framework. Our goal is to understand the meanings of impulse buying, considering the social-cultural aspects and new forms of psychological suffering that the consumer society may be supplying for the men. Methodologically, we´ve made an empirical research at the digital and printed media, at the group Debtors Anonymous and at advertising campaigns that were, posteriorly, analyzed by the theoretical-critical approach. The first data collected at papers, magazines and Internet supported our initial hypothesis about the mostly intrapsychic explanations attributed to the impulse buying. However, in the end, our research showed that the compulsive buyers are not addicted to the objects themselves, but to the very act of consumption which acts as an escape valve for the contemporary malaise - this reveals the psychosocial aspect linked to that phenomenon. So, we detach that the consumer culture, mainly by the fetishism of the objects and seductive strategies of the financial system, acts as a potentiator for this behavior because it proclains, but never obeys, that the signic objects will be able to remedy the uncertainties and anxieties of hypermodern life. This way, we believe that the impulse buying is a rich reflection font about the subjective suffering entailed by the contemporary capitalism that utilizes the logic of desire in favor of the market logic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.br/pt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectSubjetividades contemporâneaspt_BR
dc.subjectCompradores compulsivospt_BR
dc.subjectConsumptionpt_BR
dc.subjectContemporary subjectivitiespt_BR
dc.subjectCompulsive buyerspt_BR
dc.subjectCompras - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectConsumidores - Psicologiapt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectConsumo (Economia) - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleCompulsão por compras: uma análise psicossocial crítica acerca das subjetividades contemporâneaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA construção subjetiva contemporânea apresenta-se marcadamente permeada pela lógica do mercado responsável por fabricar – via Indústria cultural – os mais diversos estilos de vida a serem consumidos pelo homem. A partir deste contexto, reflete-se acerca dos novos transtornos hipermodernos, tendo por figura exemplar o comportamento compulsivo por compras, analisado a partir do referencial teórico da Escola de Frankfurt. O objetivo é compreender os sentidos da compulsão por compras, considerando os aspectos sócio-culturais e as novas formas de sofrimento psíquico advindos da sociedade de consumo. Para tal, metodologicamente, coletaram-se dados na mídia digital e impressa, no grupo de Devedores Anônimos e em campanhas publicitárias que foram analisados através da abordagem teórico-crítica. Os primeiros dados obtidos em artigos científicos, revistas e internet corroboraram a hipótese inicial acerca das explicações majoritariamente intrapsíquicas atribuídas à compulsão por compras. No entanto, ao final, a pesquisa demonstrou que os compradores compulsivos não são viciados nos objetos em si, mas no próprio ato de consumo que funciona como uma válvula de escape para o mal-estar contemporâneo – o que revela o aspecto psicossocial presente no referido fenômeno. Salienta-se, portanto, que a cultura de consumo, principalmente através do fetichismo das mercadorias e de estratégias sedutoras do sistema financeiro, atua como uma potencializadora para este comportamento, ao proclamar, entretanto sem nunca cumprir, que os objetos sígnicos serão capazes de sanar as incertezas e as angústias hipermodernas. Neste sentido, acredita-se que a compulsão por compras é uma fonte rica de reflexões acerca dos sofrimentos subjetivos provenientes do capitalismo tardio que, cada vez mais, utiliza a lógica do desejo em prol da lógica do mercado.pt_BR
dc.title.enImpulse buying: a psychosocial critical analysis about contemporary subjectivitiespt_BR
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