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dc.contributor.advisorLins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares-
dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima Abreu da-
dc.date.accessioned2017-08-23T13:17:23Z-
dc.date.available2017-08-23T13:17:23Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSilva, M. F. A; Lins, S. G. D. S. (2012)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/24976-
dc.descriptionSILVA, Maria de Fátima Abreu da. Algumas contribuições de uma pré-escola pública de Caucaia-CE para a alfabetização de crianças. 2012. 56f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento integralpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.titleAlgumas contribuições de uma pré-escola pública de Caucaia-CE para a alfabetização de criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo objetivou apreender como as estratégias pedagógicas de uma professora de Ensino Infantil tendem a contribuir para a alfabetização de crianças de cinco anos de idade. Damos ênfase as estratégias aplicadas nas atividades de português e de matemática, pois consideramos que há várias maneiras de preparar as crianças para a alfabetização. E essas não precisam necessariamente envolver letras ou o ensino delas. “É através do uso ativo da inteligência e da linguagem que as crianças irão desenvolvê-las, podemos perceber a importância da estimulação da curiosidade e atenção da criança, através de atividades lúdicas. Havendo tal estimulação, a leitura, a escrita e a matemática, por exemplo, têm uma grande possibilidade de se desenvolver no limite do possível”. As análises das observações feitas na instituição revelam que inicialmente as práticas pedagógicas da professora tendem a contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Através das regras de convivência, brincadeiras espontâneas e liberdade para expressar seus sentimentos entre outros aspectos. Em segundo plano contribuem para que as crianças façam diferenciações entre códigos linguísticos e matemáticos. Isso tende a contribuir para o processo de alfabetização. Na sala de aula pesquisada as crianças identificavam as vogais, algumas letras e a maioria sabia escrever seu nome. Considerando que observamos a turma ainda no inicio do ano letivo de 2012 acreditamos que ao final do ano letivo todas as crianças já serão capazes de fazer seu nome e reconhecer as consoantes.pt_BR
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