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Tipo: TCC
Título: A (in)visibilidade do negro e da negra na publicidade
Autor(es): Osório, Andy Monroy
Orientador: Petit, Sandra Haydée
Palavras-chave: Negro;Publicidade;Mídia;Racismo;Black;Advertising;Media;Racism
Data do documento: 2013
Citação: OSÓRIO, Andy Monroy. A (in)visibilidade do negro e da negra na publicidade. 2013. 50f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a publicidade em suas representações raciais, fazendo um enfoque específico sobre o negro. O tema aponta para a questão da representatividade do negro no mundo da propaganda e a intenção da publicidade utilizar padrões estéticos de beleza europeus em que não se incluem indivíduos não-negros. Quando, como e onde aparecem os negros na publicidade é o foco deste trabalho, abordaremos assuntos relacionados aos estereótipos construídos e mantidos pelos meios de comunicação e reproduzidas socialmente. A hipótese que buscamos comprovar é a de que essa descaracterização do negro na publicidade é fruto de uma (re)produção ciente da grande massa comunicacional e amplamente reforçada pela mesma. No desenvolvimento do trabalho apontaremos dados sobre a situação do negro na publicidade. Para melhor nos contextualizarmos demonstramos uma breve passagem do passado escravocrata no Brasil, posteriormente apresentamos conceitos sobre raça, racismo e ideologias racistas, pensamentos eugenistas e análises sobre os padrões estéticos de beleza europeus impostos pela propaganda. O trabalho consiste numa análise aprofundada do negro no mundo da publicidade, baseado em textos, entrevistas à publicitários e dados apresentados por autores que abordam o tema negro e mídia.
Abstract: This work has as main objective to analyze the advertising on their racial representations, making a specific focus on the black. The theme points to the issue of representation in the world of black propaganda and intent of advertising using European aesthetic standards of beauty that does not include non-black individuals. When, how and where blacks appear in advertising is the focus of this article, we will discuss issues related to stereotypes constructed and maintained by the media and socially reproduced. The hypothesis we seek to prove is that this mischaracterization of black advertising is the result of a (re)production aware of the great mass communication and vastly enhanced by it. In developing this work will point data on the situation of blacks in advertising. To better contextualize demonstrated in a brief passage of the slave past in Brazil, later we’ll introduce concepts about race, racism and racist ideologies, eugenics thoughts and analysis on the European aesthetic standards of beauty imposed by propaganda. The work consists of a thorough examination of the black in the advertising world, based on texts, interviews advertising and data presented by authors who address the theme black and media.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25021
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