Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25165
Tipo: TCC
Título: Verificação de conformação de regras de design do tratamento de exceção em Java
Autor(es): Nobre, Márcio de Souza
Orientador: Rocha, Lincoln Souza
Palavras-chave: Sistemas de software;Software – Testes;Java (Linguagem de programação de computador)
Data do documento: 2014
Citação: NOBRE, Márcio de Souza; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DE QUIXADÁ. Verificação de conformação de regras de design do tratamento de exceção em Java. 2014. 48 f. TCC (graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Quixadá-CE, 2014.
Resumo: Os sistemas de software estão cada vez maiores em tamanho, complexidade e número de usuários, por este motivo existe uma grande probabilidade da ocorrência de erros durante a execução. Tais fatores fazem com que exista uma grande necessidade que os sistemas sejam confiáveis, ou seja, devem ser capazes de se recuperar de condições excepcionais de operação. Um componente chave para qualquer sistema confiável é o seu mecanismo de tratamento de exceção. No entanto, trabalhos recentes indicam que muitas aplicações industriais apresentam má qualidade do tratamento de exceção, isso porque os desenvolvedores tendem a negligencia-lo. Uma solução para melhorar o mecanismo de tratamento de exceção das aplicações é realizar uma verificação baseada na aplicação de regras de design ao código fonte para saber se ele está ou não em conformidade com as regras. No entanto, devido ao tamanho e a quantidade de fluxos de exceção dos softwares essa verificação é inviável de ser feita manualmente, por este motivo, e pela falta de ferramentas especificas voltadas ao tratamento de exceção, este trabalho propôs o desenvolvimento de uma API para realizar verificação de conformação, a API tem o objetivo de possibilitar a realização de buscas de divergência e ausência no código fonte. A verificação é feita por meio de testes de software, onde o framework de testes automatizados JUnit foi utilizado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25165
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tcc_msnobre.pdf955,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.