Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25545
Tipo: TCC
Título: Projeto de mobiliário urbano para o Centro de tecnologia da UFC
Autor(es): Alves, Allyneanhy Gade Nunes
Orientador: Lima, Mariana Monteiro Xavier de
Palavras-chave: Mobiliário urbano;Design de produto;Projeto de mobiliário;Desenvolvimento de produto
Data do documento: 2017
Citação: ALVES, A. G. N. Projeto de mobiliário urbano para o Centro de tecnologia da UFC. 2017. 309 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Mobiliário urbano é um tema cada vez mais abordado no cenário brasileiro e que muitas vezes são produtos adquiridos por catálogos de empresas especializadas. Contudo, os produtos pré-elaborados geralmente não são fabricados visando às necessidades principais dos usuários de um determinado espaço público. Um espaço que está inserido nesse contexto é o foco do presente projeto, sendo este referente ao mobiliário urbano do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. O trabalho em questão propõe um projeto de mobiliário urbano que qualifique o espaço público do Centro de Tecnologia e traga bem-estar aos seus usuários. Adaptando-se a metodologia de Löbach, a pesquisa foi desenvolvida utilizando atividades e ferramentas de diagnóstico, coleta e análise de dados sobre o espaço e os elementos de mobiliário urbano em estudo. Além disso, a pesquisa baseou-se em levantamentos bibliográficos para apresentação dos conceitos aprofundados por autores da área. As informações recolhidas e analisadas, juntamente à pesquisa bibliográfica, originaram à especificação das necessidades dos usuários do local, assim como aos objetivos e requisitos de projeto. A fim de alcançar seus objetivos, desenvolveram-se o projeto conceitual e o desenvolvimento dos produtos. As últimas etapas do projeto resultaram em uma família de elementos de mobiliário urbano, sendo explorados aspectos importantes aos elementos como identidade, funcionalidade, tecnologia, estética e ergonomia por meio do desenvolvimento do projeto de produto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25545
Aparece nas coleções:DESIGN - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_agnalves.pdf158,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.