Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25846
Tipo: TCC
Título: A separação dos poderes e a crise de legitimidade em decisões de controle de constitucionalidade no STF
Autor(es): Duarte Filho, Eliade Bezerra
Orientador: Marques Júnior, William Paiva
Palavras-chave: Separação de poderes;Legitimidade (Direito);Controle da constitucionalidade;Hermenêutica (Direito)
Data do documento: 2015
Citação: DUARTE FILHO, Eliade Bezerra. A separação dos poderes e a crise de legitimidade em decisões de controle de constitucionalidade no STF. 2015. 64 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Resumo: Perquire-se o princípio da separação de poderes, do aspecto da legitimidade das decisões de controle de constitucionalidade, e do cenário de crise que se apresenta para aquele quando o Poder Judiciário extrapola o exercício da sua competência, invadindo a esfera de atribuições do Poder Legislativo. A metodologia utilizada foi de revisão textual da doutrina sobre os diversos temas em estudo, com a análise pessoal do autor sobre cada um deles isoladamente, e os associando entre si, com recorte epistemológico nas decisões judiciais de controle de constitucionalidade, pois é neste âmbito que ocorre a maior parte das decisões de controle, bem como é nelas onde o princípio da separação de poderes tem enfrentado as mais sérias limitações, Por fim, a título de sugestão, foram elencadas algumas iniciativas que permitiriam, a princípio, a minimização desse problema, bem como garantiriam maior respaldo democrático às referidas sugestões, ou seja, sua legitimidade popular.
Resumen: Esta monografía se ocupa del principio de separación de poderes, el aspecto de la legitimidad de la revisión judicial de las decisiones, y el escenario de crisis que se presenta cuando el poder judicial va más allá del ejercicio de sus competencias, invadiendo la esfera de las responsabilidades del Poder Legislativo. La metodología utilizada fue de revisión textual de la doctrina sobre los diferentes temas objeto de estudio, con el análisis personal del autor acerca de cada uno de ellos en separado y asociados, con corte epistemológica en las decisiones judiciales de revisión judicial, yá que es en este contexto que se produce la mayoría de las decisiones de revisión, y es en ellas donde el principio de separación de poderes ha enfrentado las limitaciones más graves. Por último, como una sugerencia, se enumeran algunas de las iniciativas que permitirían, en un primer momento, minimizar este problema, y garantizaría un mayor apoyo democrático a tales sugerencias, a saber, su legitimidad popular.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25846
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_ebduartefilho.pdf765,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.