Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26162
Tipo: TCC
Título: Mídia, deficiência e inclusão: o caso do Programa Radiofônico Todos os Sentidos
Autor(es): Moura, Iara Gomes de
Orientador: Cavalcante, Andrea Pinheiro Paiva
Palavras-chave: Todos os Sentidos;Deficiência;Inclusão;Rádio
Data do documento: 2010
Citação: Moura, I. G.; Cavalcante, A. P. P. (2010)
Resumo: A presente pesquisa busca compreender como o processo de exclusão/inclusão das pessoas com deficiência se reproduz nos meios de comunicação de massa. Compreendemos que a mídia tem papel central na mediação e construção dos repertórios culturais e identitários na contemporaneidade e, partindo desse pressuposto, encaramos a esfera midiática como o “lugar” por excelência do florescimento das tensões que determinam a inclusão / exclusão das Pessoas com deficiência no seio social. Neste trabalho, partimos da análise do programa de rádio Todos os Sentidos, veiculado semanalmente pela Rádio Universitária FM 107,9, para empreender uma discussão teórica acerca da relação da mídia e as Pessoas com Deficiência. Utilizamos a discussão Habermasiana sobre o conceito de esfera pública e a ela acrescentamos as atualizações propostas por Iris Marion Young e Nancy Fraser para estabelecermos a relação existente entre Comunicação e Democracia e nesse espaço de debate localizamos o nosso objeto. Apresentamos o programa “Todos os Sentidos” em seu aspecto mais geral, trazendo à tona os elementos que o compõem: música, entrevista, notícias e divulgações. Junto a isso, buscamos discutir o papel do rádio como meio de comunicação capaz de promover a inclusão e a educação.
Descrição: MOURA, Iara Gomes de. Mídia, deficiência e inclusão: o caso do Programa Radiofônico Todos os Sentidos. 2010. 91f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Jornalismo, Fortaleza (CE), 2010.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26162
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_igdmoura.pdf564,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.