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Title in Portuguese: Entretenimento e cultura: a ação cultural através dos eventos Red Bull BC One e Red Bull Music Academy
Author: Andrade, Rodrigo Queiroz de
Advisor(s): Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Keywords: RBMA
Cultura
Entretenimento
Ação cultural
Issue Date: 2012
Citation: Andrade, R. Q.; Lucas, R. J. L. (2012)
Abstract in Portuguese: Este trabalho tem por objetivo analisar o investimento, por parte da esfera privada, em eventos culturais não apenas em benefício próprio, mas também em benefício da sociedade através de planejamento a longo prazo, inovação e coerência. Trata-se de um estudo de caso de dois eventos de uma das marcas de maior sucesso no mundo: Red Bull. Primeiramente, faz-se necessário o estudo sobre cultura e a sua relação com o marketing. Em um segundo momento, estudaremos o patrocínio como aspecto motivador, de aprendizado e relacionamento com o consumidor. Por fim, citaremos alguns exemplos de atividades apoiadas pela empresa e, mais especificamente, analisaremos a aplicação da ação cultural em dois eventos musicais de propriedade da marca, o Red Bull BC One, e, principalmente, o Red Bull Music Academy. Para tanto, a relevância para o público será comentada sob os aspectos de conteúdos propostos pelos eventos, a opinião dos participantes e a inclusão do público nas diversas etapas que compõem as atividades. A repercussão nas redes sociais também será levada em conta para percebermos a assimilação do público sobre os conteúdos levando em conta as menções à marca. Como aporte teórico, optou-se por autores da área da cultura; além de estudiosos do marketing e entretenimento.
Abstract: This current work has the objective to analyse the investemnt, by private companies, of cultural events, not only to benefit themselves, but also in order to help the society throught a long-term projection, innovation and coherence. It‟s a study case about one of the most successful brands of the world will be studied: the Red Bull. At first, it‟s necessary a study about culture and the relation with marketing. In a second moment, it, we‟ll study the sponsorship as motivational aspect, as learning and relation with the consumer. Lastly, we‟ll mention some examples of activities supported for the company and, more specifically, examine the use of cultural actions at two brand‟s ownership musical events: the Red Bull BC One, and, mainly, the Red Bull Music Academy. For this, the relevance for the public will be studied under the aspects of the contents proposed by the events, the opinion of the participants and the people inclusion at the innumerable stages of the actions. The repercussion on the social network will be also considered as well in order to understand if the people absorbed properly the subject bearing in regard the mentions to the brand. As theoretical support, it‟s chosen authors who work with culture, marketing and entertainment.
Description: ANDRADE, Rodrigo Queiroz de. Entretenimento e cultura: a ação cultural através dos eventos Red Bull BC One e Red Bull Music Academy. 2012. 82f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26533
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