Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26540
Tipo: TCC
Título: In game advertising: um estudo de caso sobre a parceria entre Walmart e o MegaCity
Autor(es): Silva, Carolina Nunes da
Orientador: Rios, José Riverson Araújo Cysne
Palavras-chave: Real;Social game;Walmart;MegaCity
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Carolina Nunes da. In game advertising: um estudo de caso sobre a parceria entre Walmart e o MegaCity. 2013. 90f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Graduação Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2013.
Resumo: De acordo com Cavallini (2009), o desenvolvimento de novas mídias acarretou em um rompimento com as mídias tradicionais. As formas de se fazer propaganda têm se adaptado a novas situações, como a elaboração de uma publicidade capaz de interagir com os consumidores de forma lúdica e divertida, tudo isso com o intuito de se destacar em um meio em que a concorrência chega a ser gigantesca. Nesse contexto, surgem os advergames e in game advertiing que são a publicidade por meio de jogos. Ambos podem ocorrer de várias maneiras, desde a simples inserção de outdoors em jogos de corrida até a criação de jogos promocionais por parte de algumas marcas. Esse trabalho tem por intuito analisar o quão positiva esse tipo de publicidade pode ser, usando como objeto de estudo a parceria entre o Walmart e o social game, MegaCity. Para solucionar essa questão foi elaborada uma pesquisa de caráter quantitativo, por meio de um questionário aplicado a usuários do jogo, em sua versão para o Facebook. Com a análise dos dados, chegou-se à conclusão, de que entre os entrevistados a parceria entre as duas marcas foi vista de maneira positiva, não sendo vista como um incomodo e em alguns casos ocorreu conversão em uma compra na loja virtual do Walmart através do jogo.
Abstract: According to Cavallini (2009), the development of new media resulted in a break with traditional media. The forms of propaganda have adapted themselves to new situations, such as the preparation of a publicity able to interact with consumers in a playful and fun, all this with the intention to stand out in an environment where competition gets to be gigantic. In this context, there advergames and in game advertiing who are advertising through games. Both can occur in various ways, from simple insertion of billboards in racing games to creating promotional games by some brands. This study has intention to examine how positive this type of advertising can be, using as an object of study partnership between Walmart and the social game, MegaCity. To resolve this issue it was prepared a quantitative research study through a questionnaire administered to users of the game, in its version for Facebook. With data analysis, Is was concluded that among the respondents, the partnership between the two brands was seen in a positive way, not being seen as a nuisance and in some cases was converted into a purchase at the online store of Walmart through the game.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26540
Aparece nas coleções:PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_tcc_cnsilva.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.