Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26616
Título em portugués: Fortaleza na Copa do Mundo de Futebol de 2014: a expectativa dos fortalezenses na condição de cidade-sede
Autor: Oliveira Neto, João Ciro Saraiva de
Tutor(es): Freitas, Silvia Helena Belmino
Palabras clave : Evento
Imagem
Fortaleza
Copa do Mundo
Fecha de publicación : 2014
Citación : Oliveira Neto, J. C. S.; Freitas, S. H. B. (2014)
Resumen en portugués: Este trabalho tem como objetivo entender a influência da Copa do Mundo na imagem da cidade de Fortaleza para os seus moradores, ou seja, avaliar, de modo geral, se os fortalezenses veem positivamente ou negativamente a realização da Copa do Mundo em Fortaleza. Organizado em três capítulos, este trabalho inicia com uma abordagem teórica sobre o conceito de evento e de imagem, bem como com uma análise bibliográfica acerca da Copa do Mundo de Futebol e da escolha de Fortaleza como cidade-sede do Mundial de 2014. Também é realizado um levantamento em jornais e meios de comunicação oficiais, a fim de elencar as obras realizadas em Fortaleza, em virtude da Copa e como alguma delas impactam no cotidiano da população e no cenário do ambiente urbano. Por fim, são analisados os dados obtidos a partir de entrevista realizada com o secretário da SECOPA-CE, Ferrúcio Feitosa, e de pesquisa de opinião aplicada com cidadãos fortalezenses acerca da imagem que esses têm da capital em vista da preparação dessa para a Copa do Mundo. A análise conclui que, apesar da perspectiva favorável por parte das autoridades locais, a população fortalezense não tem uma imagem positiva da cidade diante da realização da Copa do Mundo. Todavia, com base na pesquisa realizada, não se observa que os fortalezenses tenham uma imagem negativa. Há, portanto, um equilíbrio na percepção que os cidadãos têm da cidade acerca dos preparativos para a realização do Mundial de 2014, ou seja, a imagem que se tem pode ser interpretada como regular.
Resumen en inglés: This work has as goal to understand the influence of World Cup in the image of Fortaleza city for its residents, in other words, to evaluate, in general, if fortalezenses citizens see the execution of the World Cup in Fortaleza positively or negatively. Organized into three chapters, this work begins with a theoretical approach about the concept of event and about the concept of image, as well as a bibliographical analysis about World Cup Soccer and the choice of Fortaleza as a host city of the 2014 World Cup. Also a survey in newspapers and official media is performed to rank the construction works carried out in Fortaleza due the Cup and how some of those impact in the daily lives of the population and the urban environment. Finally, the data obtained from an interview with the secretary of Secopa-CE, Ferrúcio Feitosa, and opinion research applied with fortalezenses citizens about the image that they have about the capital in question and its preparation for the World Cup are analyzed. The analysis concludes that despite the positive outlook on the part of local authorities, the population of Fortaleza hasn't a positive image of the city against the World Cup. However, based on the survey, is not observed that fortalezenses have a negative image. There is therefore a balance in the perception that citizens have about the city's preparations for holding the World Cup 2014, in other words, the image that it has can be interpreted as a regular.
Descripción : OLIVEIRA NETO, João Ciro Saraiva de. Fortaleza na Copa do Mundo de Futebol de 2014: a expectativa dos fortalezenses na condição de cidade-sede. 2014. 101f. TCC (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda, Fortaleza (CE), 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26616
Aparece en las colecciones: PUBLICIDADE E PROPAGANDA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_tcc_jcsoliveiraneto.pdf2,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.