Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754
Tipo: Resumo
Título : Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia
Autor : Garcia, Pedro Henrique Nogueira
Cavalcante, Antonio Paulo de Hollanda
Alencar, Cely Martins Santos de
Brito Filho, Francisco Nilso de
Palabras clave : Ensino;Aprendizagem;Desenho para Engenharia
Fecha de publicación : 2016
Citación : GARCIA, Pedro Henrique Nogueira et al. Uso de docência integrada às tecnologias da informação e comunicação na disciplina de desenho para engenharia. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Tecnodocência, 2)
Resumen en portugués brasileño: As Instituições de Ensino Superior estão sendo desafiadas a formar bons profissionais com uma visão de ensino e aprendizagem na contemporaneidade. Por conta disso, torna-se fundamental e intensa a construção de conhecimentos apoiados nas tecnologias da informação, ‘Internet das Coisas’ (IOT), Redes Sociais e Ensino à Distância (EAd). A docência na Educação Superior é um empreendimento que articula estas possibilidades diferentes e exige formação pedagógica diferenciada e atualizada com estas tecnologias. O objetivo fundamental deste trabalho é a análise da evolução do processo de ensino-aprendizagem, com a integração das produções digitais da Docência Integrada às Tecnologias da Informação e Comunicação (DTIC), na disciplina Desenho Para Engenharia (DPE) do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia aplicada, considerou novos processos aceleradores na criação de modelos tridimensionais pelos alunos e tornou o professor um motivador e orientador da disciplina em que conduziu os alunos na criação de Vídeos por meio de postagem dos mesmos em ambientes virtuais, como Canal do Youtube, Facebook e AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem). Após esta etapa, realizou-se a criação de um questionário online que subsidiou a realização de uma pesquisa de opinião aplicada aos alunos de DPE, sobre todo este processo. Por fim, foi realizada a compilação dos dados e uma análise dos resultados obtidos com a proposição de alternativas de ajustes às sugestões coletadas a serem implementadas na disciplina em 2017. Espera-se que este estudo colabore p]ara uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem da disciplina DPE e incentive mais o uso de DTIC’s na UFC para disciplinas de engenharia, missão do DIATEC, Departamento de Integração Acadêmica e tecnológica do CT, onde DPE está vinculada e passa por processo de atualização de seu conteúdo a serem apresentados com esta experiência aos Núcleos Docentes Estruturantes, NDEs, dos cursos de engenharia do CT.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26754
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ET - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_resumo_eve_phngarcia.pdf50,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.