Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26820
Tipo: TCC
Título: A formação empreendedora do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) na percepção dos alunos concludentes
Autor(es): Nascimento, Karla Adriana Lopes de Lima
Orientador: Moraes, Laudemiro Rabelo de Souza e
Palavras-chave: Empreendedorismo;Administração - Estudo e ensino (Superior);Estudantes universitários
Data do documento: 2015
Citação: NASCIMENTO, Karla Adriana Lopes de Lima. A formação empreendedora do Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) na percepção dos alunos concludentes. 2015. 53 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
Resumo: A busca pela profissionalização e pelo desenvolvimento do espírito empreendedor são fatores motivadores dos alunos ao entrar no ensino superior, especificamente, em cursos de Administração, seja por motivação própria ou por estar inserido em um contexto empresarial familiar. Dentro deste contexto, o presente estudo tem como objetivo geral identificar como o Curso de Administração da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem contribuído para a formação empreendedora na percepção dos alunos concludentes. Na elaboração deste estudo foram realizadas duas pesquisas, a primeira essencialmente bibliográfica e a segunda descritiva, em que foram aplicadas questões objetivas e uma única subjetiva aos alunos da instituição alvo do estudo. A partir das informações coletadas junto aos pesquisados, foi possível identificar que a UFC, especificamente, em relação ao curso de Administração vem desempenhando importante papel, no entanto, ainda muito é preciso ser feito na área da educação de forma prática para despertar nos alunos a habilidade e criatividade empreendedora. Concluiu-se assim, que a UFC pode tornar-se ainda mais eficiente em sua atividade a partir de alguns ajustes que têm como principal foco a prática do empreendedorismo de seus alunos.
Abstract: The demand for the professionalization and development of the entrepreneurial spirit are motivating factors of students entering higher education, specifically in management courses, either on their own motivation or by being inserted in a family business context. Within this context, this study has the general objective to identify how the Administration Course of the Federal University of Ceará (UFC) has contributed to the entrepreneurial training building on the conclusive students. In preparing this study were conducted two surveys, essentially bibliographical first and second descriptive, they were executed objective questions and an unique subjective to the students of the target institution in the study. From the information collected from the respondents, it was possible to identify that UFC, specifically in relation to the Administration course has played an important role, however, there are still much needs to be done in the area of practical education to arouse students' skill and entrepreneurial creativity. So It was concluded that UFC can become even more efficient in its activity from a few adjustments that focuses primarily on the students' entrepreneurship practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26820
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_kallnascimento.pdf672,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.