Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/26905
Tipo: Tese
Título: Fatores socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Título em inglês: Socio-economic factors associated with the performance of high school students in the Writing Examination of the National High School Examination (ENEM)
Autor(es): Carvalho, Francisca Eliane Dias de
Orientador: Andriola, Wagner Bandeira
Palavras-chave: Fatores de rendimento escolaR;Redação – provas;Língua Portuguesa – Redação – provas;Educational evaluation;Writing Performance on Enem
Data do documento: 2017
Citação: Carvalho, F. E. D.; Andriola, W. B. (2017)
Resumo: Diversos fatores interferem no desempenho escolar dos estudantes, principalmente, os socioeconômicos. Partindo-se desse pressuposto e considerando a escassez de estudos relativos à temática, o presente estudo investigou a interface entre fatores associados e desempenho dos estudantes do ensino médio na Prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Esta investigação se fundamentou, mormente, nos estudos de Tyler, Stufflebeam, Stake, Guba e Lincoln, que tratam da avaliação educacional; e nas pesquisas de Soares e de L. Macedo, dentre outros, que abordam os fatores associados. Traçou-se como objetivo geral identificar os fatores socioeconômicos que influenciam o desempenho do alunado nessa prova. Especificamente, intencionou-se: i) analisar o desempenho dos alunos na redação do Enem; ii) analisar as associações entre o desempenho e o nível socioeconômico (NSE) dos estudantes e iii) identificar, entre as variáveis, as categorias que mais impactam no desempenho. Esta pesquisa, de natureza quantitativa, utilizou a base de microdados do Enem que compôs o corpus, cuja população foi de 4,2 milhões de sujeitos, e fez uso de técnicas de análises estatísticas para investigar as relações entre as oito variáveis selecionadas. Desse modo, foi possível realizar comparações entre o comportamento cognitivo e o atitudinal dos estudantes em relação a Gênero, Etnia, Renda Familiar, Escolaridade dos Pais, Tipo de Escola e Região Geográfica e Distrito Federal. Os resultados alcançados demonstraram haver forte influência do NSE no desempenho em redação, sendo necessárias políticas mais direcionadas para a superação dos pontos frágeis, os quais não podem ser ignorados pelos gestores públicos. Ademais, pesquisas futuras podem ser realizadas no sentido de aprofundar e/ou de ampliar esta abordagem, considerando outros cruzamentos que não foram contemplados neste estudo, bem como a influência de outras variáveis.
Descrição: CARVALHO, Francisca Eliane Dias de. Fatores socioeconômicos associados ao desempenho dos estudantes na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2017. 179f. –Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26905
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tese_fedcarvalho.pdf6,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.