Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
Title in Portuguese: As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento
Author: Bessa, Sara Façanha
Advisor(s): Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Alfabetização
Aprendizagem
Adult and youth education
Issue Date: 2013
Citation: Bessa, S. F.; Ribeiro, A. P. M. (2013)
Abstract in Portuguese: Esse estudo aborda algumas concepções que as professoras de educação de jovens e adultos têm sobre a construção da escrita realizada por seus alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo descritivo. Além do estudo de campo, a pesquisa realizou um estudo bibliográfico buscando fazer um resgate histórico a respeito da educação de jovens e adultos no Brasil, bem como apurar as concepções que a alfabetização teve ao longo da história, a fim de elaborar os capítulos teóricos e fundamentar as análises dos dados. Essa pesquisa utilizou como instrumentos de coleta de dados o questionário e a entrevista aplicados a nove professoras de uma instituição de caráter privado sem fins lucrativos, além das observações realizadas em algumas aulas, com relatos de situações reais vivenciadas. A partir da análise realizada, pôde-se perceber que estas concepções estão relacionadas à valorização dos conhecimentos prévios dos educandos e da realidade deles como ponto de partida para a aprendizagem da palavra. Desse modo, infere-se que as professoras demonstraram cuidado com a valorização extraescolar, dentre outros achados.
Abstract: This study discusses some ideas that teachers of adult and youth education have about the construction of writing performed by their students. It is a qualitative and descriptive research. Besides of the field study, the research makes a bibliography study to get a historic rescue about the youth and adult education and get the conceptions that literacy had in history, in order to elaborate theoretical chapters and o get support to the analyses. This study used the questionnaire and the interview to get data from nine teachers of a private non-profit institution, besides of some classes observations. The analyses allowed to understand that some conceptions are related to the valorization of the preview knowledge, among others findings.
Description: BESSA, Sara Façanha. As concepções dos professores da educação de jovens e adultos sobre a construção da escrita na perspectiva do letramento. 2013. 66f. TCC (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2013.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27024
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:PEDAGOGIA - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_tcc_sfbessa.pdf642,87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.