Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27122
Title in Portuguese: A importância do estágio de vivência em agricultura familiar na formação do licenciando em ciências agrícolas
Title: The Importance of an Internship experience in Familiar Agriculture for the Formation in licentiate in Agricultural Sciences
Author: Souza, Gustavo
LIma, Filipe Augusto Xavier
Mattos, Jorge
Lima, Jorge Tavares de
Keywords: Agroecologia
Educação
Formação profissional
Issue Date: 2009
Publisher: Revista Brasileira de Agroecologia
Citation: SOUZA, Gustavo; LIMA, Filipe Augusto Xavier; MATTOS, Jorge; LIMA, Jorge Tavares de. A importância do estágio de vivência em agricultura familiar na formação do licenciando em ciências agrícolas. Revista Brasileira de Agroecologia, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 1338-1341, 2009.
Abstract in Portuguese: O estágio de vivência tem papel fundamental na formação do licenciando em Ciências Agrícolas que é habilitado para desenvolver trabalhos com educação não formal, no âmbito da extensão rural. Neste trabalho, apresentam-se descritas informações e reflexões sobre o V Estágio de Vivência em Agricultura Familiar e Camponesa, resultado da parceria estabelecida em meados de 2008 na região nordeste do Brasil entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Centro Sabiá, Grupo Caatinga, Diaconia e Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). A realização do estágio de vivência oportunizou aos estudantes a troca e a construção de conhecimentos primordiais a sua formação profissional. Pode-se afirmar, ainda, que a prática da vivência possibilitou a percepção in loco de que a superação do modo de produção convencional é possível.
Abstract: The period of training of experience has a fundamental paper in the formation of in Agricultural Sciences. The licentiate degree qualifies the student to develop works with not formal education, as the agricultural extension. In this work are presented described information about the (V Period of Internship in Familiar Agriculture and Peasant), a result of a partnership between the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), the Centro Sabiá, the Diaconia, the Caatinga and Projeto Dom Helder Câmara (PDHC). The accomplishment of the period of training provided to the students the exchange and the construction of primordial knowledge in their professional activities. It can also be affirmed, that this practical experience shows that it is possible to overcome the ways of conventional production.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27122
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1980-9735
Appears in Collections:DEA - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_gsouza.pdf102,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.