Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2776
Título: Os homens no cenário da Lei Maria da Penha
Autor(es): MÉLLO, Ricardo Pimentel
LIMA, Maria Lúcia Chaves
Palavras-chave: Lei Maria da Penha
Violência contra a mulher
Homens autores de violência
Data do documento: 2008
Editor: http://www.fazendogenero.ufsc.br/8/simposios.html
Citação: MELLO, R. P.; LIMA, M. L. C. (2008)
Resumo: O presente trabalho apresenta uma discussão sobre a posição ocupada pelos homens no contexto da violência contra a mulher e suas articulações com o que se chama de violência de gênero. O interesse pelo tema surgiu em decorrência da ampla discussão em torno da Lei Maria da Penha, sancionada na forma da Lei nº. 11.340 em agosto de 2006. A nova legislação traz algumas mudanças significativas, sendo a mais comentada (e por que não, comemorada por alguns segmentos sociais), a punição mais severa aos homens acusados por violência conta a mulher. Um aspecto instigante foi uma significativa redução dos números de registros de crimes em várias Delegacias da Mulher no Brasil após a Lei Maria da Penha (como na Delegacia de Belém, campo dessa pesquisa). Uma das explicações para essa redução é devido à punição mais rigorosa contra os homens que cometem esse tipo de violência, e dessa forma, muitas mulheres têm medo de que seus companheiros sejam presos e preferem não procurar a Delegacia da Mulher, e se procuram, não prestam a queixa policial.
Descrição: MELLO, Ricardo Pimentel; LIMA, Maria Lúcia Chaves. Os homens no cenário da Lei Maria da Penha. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero: Corpo, Violência e Poder,8, 25-28 ago 2008, Florianópolis-SC , Anais ... Florianópolis-SC, 2008. p.1-13.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2776
Aparece nas coleções:DPSI - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_Eve_RPMELLO.pdf59,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.