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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Uma experiência da Psicologia com mediação de conflitos: estágio em Psicologia e processos de gestão
Título em inglês: An experience of Psychology with conflict mediation: internship in Psychology and management processes
Autor(es): Lima, Ítalo Emanuel Pinheiro de
Bacural, Rayane Pereira
Sousa, Fernanda Indira Sampaio Pacífico de
Lima, Karla Daniely Silva
Palavras-chave: Estágio em Psicologia;Mediação;Defensoria Pública;Internship in Psychology
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Psicologia
Citação: LIMA, Ítalo Emanuel Pinheiro de; BACURAL, Rayane Pereira; SOUSA, Fernanda Indira Sampaio Pacífico de; LIMA, Karla Daniely Silva. Uma experiência da Psicologia com mediação de conflitos: estágio em Psicologia e processos de gestão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 129-135, jul./dez. 2017.
Resumo: O estágio supervisionado tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a formação do estudante de psicologia, tornando-se um momento crucial de transição entre o papel estudantil e profissional. O presente trabalho consiste em um relato da experiência decorrente das práticas de estágio desenvolvidas durante três semestres pelos alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio matriculados na ênfase Psicologia e Processos de Gestão. Buscaremos aqui discutir a configuração do serviço de mediação de conflitos como prática institucional, a entrada da psicologia e estruturação de suas atividades no cotidiano do campo de estágio e os reflexos desse trabalho na dinâmica organização. Como estratégias metodológicas foram utilizadas as supervisões acadêmicas, como lugar de sistematização dos fenômenos e discussão das práticas, além dos registros de campo trazidos pelos estagiários. Consideramos que o espaço construído pela Psicologia no campo de estágio promoveu significativas mudanças não só na dimensão operacional, mas também em elementos nos níveis estratégicos e políticos da instituição e da profissão, possibilitando uma prática mais alinhada com os princípios que orientam a Defensoria Pública como local de acesso e promoção da cidadania.
Abstract: The supervised internship aims to promote the development of skills and competences necessary for the training of psychology students, becoming a crucial moment of transitionbetween student and Professional roles. The present work consists of an account of the experience derived fromthe internship practices developed during three semesters by the students of Psychology course of the University Center Dr. Leão Sampaio, matriculate in the emphasis Psychology and Management Processes. We Will discuss here the configuration of the conflict mediation service as an institutional practice, the entrance of the Psychology in the service and structuring of its activities in the daily life of the internship field and the reflexes of this work in the dynamic organization. As methodological strategies, academic supervision was used as a place to systematize the phenomena and discuss the practices, as well as the field records brought by the trainees. We believe that the space built by psychology in the field of internship has promoted significant changes not only in the operational dimension, but also in elements at the strategic and political levels of the institution and profession, enabling a practice more aligned with the principles that guide public advocacy as a place of access to and promotion of citizenship.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/27995
ISSN: 2179-1740 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

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