Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28501
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Associação de transfusão de concentrado de hemácias (CH) e enterocolite necrosante (ECN) : relato de caso
Autor(es): Otsutsumi Junior, Jun
Fontenele, Maria Marcia Farias Trajano
Lavor, Maria Francielze Holanda
Brunetta, Denise Menezes
Palavras-chave: Enterocolite Necrosante;Transfusão de Eritrócitos;Prematuro
Data do documento: Set-2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Medicina da UFC
Citação: OTSUTSUMI JUNIOR, JUN et al. Associação de transfusão de concentrado de hemácias (CH) e enterocolite necrosante (ECN): relato de caso. Rev Med UFC, Fortaleza, v. 57, n. 3, p. 51-53, set./dez. 2017.
Resumo: A Enterocolite necrosante é uma síndrome clínicopatológica caracterizada por sinais e sintomas gastrintestinais e sistêmicos. De etiologia incerta, atinge um em cada 1.000 nascidos vivos. Alguns eventos levam à suspeita da síndrome, a qual pode estar associada à transfusão de hemácias. Objetivou-se relatar o caso de um recém-nascido prematuro que apresentou sinais de enterocolite necrosante após uma transfusão sanguínea com concentrado de hemácias. Recém-nascido, internado em uma Maternidade Escola de Fortaleza, Ceará, apresentava bom desenvolvimento e anemia, com hemoglobina 9,34 e hematócrito 30,1, sendo indicada transfusão. Na primeira transfusão, não apresentou reação clínica pós-transfusão; com 51 dias de vida, devido a outro quadro de anemia, foi indicada nova transfusão, apresentando hipoatividade, distensão abdominal e dois episódios de queda de saturação; após 66 dias, houve nova indicação para transfusão, a qual após infusão de 5,1ml evoluiu com novo episódio de taquidispneia, distensão abdominal e hiposaturação. O caso demonstrou evidência e clareza conforme achados na literatura. Observou-se que o uso da imagem como exame complementar para o diagnóstico identifica precocemente os achados da doença.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28501
ISSN: 0100-1302 (Impresso)
2447-6595 (Eletrônico)
Aparece nas coleções:DMC - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_jotsutsumijunior.pdf726,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.