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dc.contributor.advisorNeves, Frederico de Castro-
dc.contributor.authorPereira, Francisco Ruy Gondim-
dc.date.accessioned2012-06-25T14:42:11Z-
dc.date.available2012-06-25T14:42:11Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationPEREIRA, Francisco Ruy Gondim. Os camponeses e a mobilização popular: igreja católica, saques e movimentos sociais em Itapiúna/CE (1980-1993). 2008. 192 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Ceará, Departamento de História, Programa de Pós-Graduação em História Social, Fortaleza-ce, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2862-
dc.description.abstractDuring the 1980s social movements born from the pastoral activity of the Catholic Church in the city of Itapiúna, Ceará’ began to “offer” their mobilization resources to rural workers protesting the inefficiency of state authorities to provide support during long periods of economic recession. More than just an “offer” of assistance, the actions of Catholic activists, realizing the power of protest and the political implications of the movement inspired massive pillaging throughout the region. Social movement leaders sought to “organize” and “politicize” the act of pillaging as means of contesting and transforming the basic societal relations of the masses of impoverished rural workers. Rather than demanding the return of traditional relations based on notions of a “moral economy” i.e. paternalist state action in relation to the poor, the movement began to question prevailing social hierarchies and contest the longstanding paternalist nature of state assistance. The fundamental objective of this study is to examine the process of mobilization and social protest in Itapiúna, Ceará’ and their relationship to the social upheavals of the 1980s and 1990s. My research will focus specifically on the intersection of mobilization articulated by local social movements and the direct action of rural workers, an intense process that melded notions of “social transformation” and the “moral economy” as a platform that either motivated or legitimized massive pillaging.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectIgreja Católica - Anos 1980pt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectMultidãopt_BR
dc.subjectCatholic Churchpt_BR
dc.subjectsocial movementspt_BR
dc.subjectcrowdpt_BR
dc.subjectIgreja e problemas sociais - Itapiúna(CE)pt_BR
dc.subjectPilhagem - Itapiúna(CE)pt_BR
dc.subjectConflito social - Itapiúna(CE)pt_BR
dc.subjectMovimentos sociais - Itapiúna(CE)pt_BR
dc.subjectItapiúna(CE) - Política e governopt_BR
dc.subjectIgreja Católica - Anos 1990pt_BR
dc.titleOs camponeses e a mobilização popular: igreja católica, saques e movimentos sociais em Itapiúna/CE (1980-1993)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNos anos 1980, movimentos sociais nascidos em torno da ação pastoral da Igreja Católica de Itapiúna passaram a “disponibilizar” seus canais de mobilização para que os trabalhadores rurais organizassem seu protesto contra a ineficiência do auxílio estatal em anos de escassez. Mais que “disponibilizar-se”, eles passaram a estimular a realização de saques, ao perceberem a força do protesto e do questionamento político que deles emergiam. Tentando “organizar” e “politizar” os saques, os movimentos sociais buscaram modificar a experiência da multidão, ligada a uma “economia moral” que demanda a reimposição de padrões assistencialistas de relacionamento das autoridades com os pobres, pretendendo transformá-la num momento de questionamento das hierarquias sociais e de negação do paternalismo. Nesse sentido, o objetivo aqui é abordar o processo de mobilização e protesto social em Itapiúna/CE no que diz respeito ao relacionamento entre os movimentos sociais e os saques deflagrados nos anos 80 e 90, percebendo a intersecção entre a mobilização articulada pelos movimentos e a ação direta da multidão, assim como a interação entre os projetos de “transformação social” e a “economia moral” na motivação e legitimação dos saques.pt_BR
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