Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2903
Tipo: Artigo de Periódico
Título : "O Anjo", de Branquinho da Fonseca, Numa Perspectiva Fantástica
Autor : Linhares Filho, José
Palabras clave : Gêneros literários;Fonseca, António José Branquinho da, 1905 – 1974 - O anjo - Crítica e interpretação;Literatura portuguesa - Crítica e interpretação;Contos portugueses - Crítica e interpretação;Ficcao portuguesa - Crítica e interpretação
Fecha de publicación : 1978
Editorial : Revistas de Letras
Citación : Linhares Filho, J. (1978)
Resumen en portugués brasileño: Inserem-se na excelente obra do contista de Branquinho da Fonseca, - muito marcada pelo gosto do incomum, do exótico, da personagem de exceção, da tensão entre o espírito romântico e o realista, enfim do ambiente misterioso ou penumbroso, portanto assinalada por uma forte tendência para o gênero fantástico, tendência que constituiria o que chamamos de parafantástico e que· constataremos em breves demonstrações, - três contos que mais respondem aos interesses do presente estudo: "O Anjo", "História da Meia-Noite" e "Os Anjos", o primeiro proveniente do livro Caminhos Magnéticos, os dois últimos do volume Bandeira Preta. Seguindo a teoria de lreme Bessiêre, tentaremos identificar nos dois primeiros a característica de fantásticos e no derradeiro a de estranho, sendo que demoraremos com uma análise· mais acurada em "O Anjo",(l) principal objeto deste trabalho.
Descripción : LINHARES FILHO, José. O Anjo, de Branquinha da Fonseca, numa perspectiva fantástica. Revista de Letras, Fortaleza, v.1, n. 1, 1978, p. 84-96.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2903
ISSN : 1018051
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1978_Art_LFilho.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.