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Tipo: Dissertação
Título: Criar em atividade: estudo de caso de uma escola premiada pelo Programa Inovação e Criatividade na Educação Básica/MEC em Fortaleza, Ceará
Autor(es): Vieira, Ariany Lima
Orientador: Moraes, Silvia Elizabeth Miranda de
Palavras-chave: Currículo;Inovação;Criatividade;Prática Pedagógica
Data do documento: 2017
Citação: Vieira, A. L.; Moraes, S. E. M. (2017)
Resumo: A criatividade tem sido contemplada na escola? Esse é um dos questionamentos que fundamentam uma série de discussões das quais esse projeto se propôs a investigar respostas. Para tanto, analisamos uma escola do município de Fortaleza/CE certificada pelo Programa Inovação e Criatividade do Ministério da Educação com a finalidade de compreender como a escola classificada como inovadora e criativa compreende a criatividade em seu currículo e em suas práticas pedagógicas. Fundamentamo-nos em pesquisas sobre a criatividade em autores como Sternberg (2003); Amabile (1996); Csikszentmihalyi (1996); De La Torre (2005); Gardner (1995), assim como abordagens sobre o currículo escolar a exemplo de Silva (2009); Sacristán (2000); Moraes (2005) e práticas pedagógicas com a visão de Martínez (2003); Alencar e Fleith (2003); Wechsler (2002); Farias (2002) e Freire (1996), sobre a criatividade na escola. Defendemos a concepção de que todos possuem potenciais criativos de acordo com suas inteligências e para desenvolvê-los é necessário oportunizar vivências em que seja possível identificar e aperfeiçoar nossa criatividade. Utilizamos como metodologia uma pesquisa qualitativa classificada como estudo de caso em uma concepção etnográfica ao dar voz ao sujeito pesquisado por meio de entrevistas semiestruturadas, com professores e gestores da escola, bem como analisamos o projeto político pedagógico da instituição. Através de observações do cotidiano da escola, procurou-se identificar momentos em que a escola compreende estar contemplando a dimensão criatividade. Verificamos que a criatividade na escola pesquisada é resultado de um contexto que envolve motivação, uma gestão democrática, parceria com a comunidade escolar e os equipamentos de cultura do bairro, bem como da compreensão de que a escola é um ambiente de oportunizar experiências ricas com que possibilite o desenvolvimento da criatividade tanto dos docentes quanto dos discentes. A finalidade última da pesquisa é contribuir para a formação de agentes criadores e não apenas reprodutores de informação e conhecimento.
Abstract: Has creativity been contemplated in school? This is one of the guiding questions that underlie a series of discussions that this project proposes to investigate. A school in the city of Fortaleza / CE, certified by the Innovation and Creativity Program of the Ministry of Education to understand how the school classified as innovative and creative understands creativity in its curriculum and in its pedagogical practices. Therefore, it is based on research on creativity and authors such as Sternberg (2003); Amabile (1996); Csikszentmihalyi (1996); De La Torre (2005); Gardner (1995) as well as school curriculum approaches such as Silva (2009); Sacristán (2000); Moraes (2005) and pedagogical practices with the vision of Martínez (2003); Alencar and Fleith (2003); Wechsler (2002); Farias (2002) and Freire (1996) on creativity in school. We support the view that everyone has creative potential according to their intelligences and to develop them is necessary to enhance experiences it is possible to identify and refine our creativity. We use the methodology is a qualitative research classified as a case study in an ethnographic conception, giving voice to the participant subjects. We used semi-structured interviews with teachers and school managers and analyzed the pedagogical political project of the institution. Through observations of the daily life of the school, we tried to identify moments in which the school believes to be contemplating the dimension of creativity. It was verified that the creativity in the analyzed school is the result of a context that involves motivation, a democratic management, partnership with the school community and the local culture equipment. It also results from the understanding that the school is an environment for favoring rich experiences that allow the development of teachers’ and students’ creativity. The ultimate aim of the research is to contribute to the education of creative agents and not only reproducers of information and knowledge.
Descrição: VIEIRA. Ariany Lima. Criar em atividade: estudo de caso de uma escola premiada pelo Programa Inovação e Criatividade na Educação Básica/MEC em Fortaleza, Ceará. 2017. 154f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29098
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