Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29188
Tipo: TCC
Título : A ressocialização de apenados através da Educação de Jovens e Adultos na Casa de privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto II (CPPLII)
Autor : Farias, José Kleber Leite
Tutor: Beserra , Raquel Carine Martins
Palabras clave : Unidade prisional;Educação de Jovens e Adultos;Ressocialização
Fecha de publicación : 2012
Citación : Farias, J. K. L.; Beserra, R. C. M. (2012)
Resumen en portugués brasileño: A pesquisa apoiou-se no pressuposto teórico da ressocialização do sujeito através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas implicações na vida do educando privado de liberdade, que cumpre sua pena na Unidade da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto II (CPPL II), na cidade de Itaitinga no Ceará. Discute-se as políticas públicas através da Lei de Execução Penal, de nº. 7.210/84 voltadas para essa população, destacando seus principais desafios para efetivação do direito à educação. A Educação de Jovens e Adultos também se fez presente nas discussões pela similaridade dos sujeitos que são atendidos dentro e fora das prisões. A pesquisa de campo foi realizada na acima citada Casa de Privação Provisória de Liberdade, permitindo conhecer, mesmo que parcialmente, a realidade da escola no sistema prisional. O instrumento para o levantamento dos elementos da pesquisa foi o questionário, este respondido pelos educandos, professores e gestores, que contribuíram para a construção da pesquisa. Portanto, pode-se afirmar que a educação tem contribuído na ressocialização, em grande parte, dos sujeitos que estão dentro do processo de escolarização.
Descripción : FARIAS, José Kleber Leite. A ressocialização de apenados através da Educação de Jovens e Adultos na Casa de privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto II (CPPLII). 2012. 56f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29188
Aparece en las colecciones: EEJAPSP - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_tcc_jklfarias.pdf431,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.