Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29194
Title in Portuguese: A Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional São Miguel: dificuldades de aprendizagem dos alunos internos usuários de drogas
Author: Lemos, Vânia Maria de Jesus
Advisor(s): Moreira, Rejane Mary
Keywords: EJA
Usuários de drogas
Defasagem educacional
Issue Date: 2012
Citation: Lemos, V. M. J.; Moreira, R. M. (2012)
Abstract in Portuguese: O presente trabalho é o resultado de um estudo voltado para a identificação das dificuldades de aprendizagem entre os alunos da EJA III, usuários de droga que se encontram cumprindo medida sócio-educativa de internação no Centro Educacional São Miguel – CESM. O interesse nessa temática nasceu da vivência profissional da pesquisadora como coordenadora no CESM, durante sete anos. Para o alcance dos objetivos, optou-se pela pesquisa qualificativa, recursos metodológicos que mais se adequaram à realidade que se pretendeu analisar. Verificou-se, após análise de todos os dados obtidos que, dentro do contexto no qual se encontra o adolescente infrator, a droga é um fator preponderante para as dificuldades de aprendizagem, no entanto, não é o único. Somente a adoção de uma proposta pedagógica de atenção integral ao adolescente pode abrir a possibilidade.
Description: LEMOS, Vânia Maria de Jesus. A Educação de Jovens e Adultos no Centro Educacional São Miguel: dificuldades de aprendizagem dos alunos internos usuários de drogas. 2012. 59f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29194
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EEJAPSP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_vmjlemos.pdf269,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.