Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29208
Title in Portuguese: Oficina de trabalho como bijuteria como instrumento ressocializador no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II
Author: Lobo, Francisco Antônio Moreira
Advisor(s): Beserra, Raquel Carine Martins
Keywords: Oficina de trabalho
Privado de liberdade
Ressocialização
Issue Date: 2012
Citation: Lobo, F. A. M.; Beserra, R. C. M. (2012)
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa sobre a “Oficina de Trabalho com Bijuteria como instrumento ressocializador no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II)” tem como objetivo geral identificar de que forma a oficina contribui para a ressocialização dos privados de liberdade. Para tanto, trago como objetivos específicos: a) conhecer as dificuldades de trabalho com bijuteria no IPPOO II, b) saber a opinião dos privados de liberdade sobre a oficina de trabalho e c) estudar a relação entre a proposta da oficina e o processo da ressocialização. A Oficina de bijuterias é resultado da parceria público-privada entre a empresa Feldmann Atelier e a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (SEJUS). Optou-se pela abordagem qualitativa e quantitativa. Tem-se como principal instrumento de coleta de dados o questionário, possibilitando identificar o perfil sociodemográfico dos alunos/trabalhadores, bem como as contribuições da oficina como proposta educativa com vista à ressocialização no sistema prisional. Dessa forma, os resultados da pesquisa sugerem que é necessário oferecer melhores condições na operacionalização da referida proposta de trabalho, bem como apoio na rotina dos alunos/trabalhadores, para que o processo de socialização e ressocialização sejam alcançados.
Description: LOBO, Francisco Antônio Moreira. Oficina de trabalho como bijuteria como instrumento ressocializador no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II. 2012. 59f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29208
Appears in Collections:EEJAPSP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_famlobo.pdf736,69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.