Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/29240
Tipo: TCC
Título: Medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei: possibilidades e limites para a ressocialização
Autor(es): Sousa, Diana Silva de
Orientador: Almeida, Ronaldo de Sousa
Palavras-chave: Jovem em conflito com a lei;Medida Socioeducativa;Valores
Data do documento: 2012
Citação: Sousa, D. S.; Almeida, R. S. (2012)
Resumo: Com o número cada vez maior de adolescentes em conflito com a lei, avalia-se, como são aplicadas as medidas socioeducativas, e se o trabalho desenvolvido nas instituições realmente ressocializa esses jovens de maneira efetiva. Ações educativa e profissionalizantes, a estrutura física e formação de recursos humanos são alguns dos aspectos implicados nesta questão.É com base nessa temática que se configuram nossas questões: Quais as metas desejadas com a internação desses adolescentes e o que está sendo aplicado dentro desses Centros Educacionais para que eles, em liberdade, possam cumprir seu papel de cidadão? Por que nem sempre faz diferença na vida desses jovens o tempo de internação, já que há um índice alto de rescendência desses jovens? Estarão os Centros Educacionais cumprindo seu papel de prepará-los para uma vida digna, assim como diz o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)?Nosso objetivo geral é Compreender o adolescente em conflito com a lei no campo pessoal, moral, ético e social e, analisar se as ações educativas contribuem de forma efetiva a sua reintegração na sociedade. De forma mais especifica: analisar os fatores que desencadeiam ou caracterizam a conduta moral dos jovens infratores e o que os levaram a flexibilidade de valores, identificar as formas que os valores são trabalhados com os adolescentes no CECAL, além de mostrar as ações educativas desenvolvidas no CECAL que promovem a reintegração. Como percurso metodológico optamos por: pesquisa bibliográfica, mediante o estudo das obras de autores como Alberone (2000), Makarenko (1980), Foucault (1987), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Sinase (2006) e Estatudo da Criança e do Adolecente-ECA (1990). Além de análise documental de dispositivos legais que abordam o adolescente em conflito com a lei e os prontuários do centro educacional pesquisado; e pesquisa de campo, do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de coleta de dados, entrevista semi- estruturada com um egresso e uma professora do centro. A pesquisa encontra-se estruturada em três capítulos. O primeiro trata do histórico e diferenciação de valor, moral e ética. No segundo capitulo abordamos os dados históricos da legislação especial do adolescente em conflito com lei no Brasil, e no último analisamos a efetividade da medida de internação. Os resultados mostraram que a reinserção é possível, mas que ainda há um longo caminho a ser percorrido no tocante da prática para que possamos ressocializar esses jovens
Descrição: SOUSA, Diana Silva de. Medidas socioeducativas para jovens em conflito com a lei: possibilidades e limites para a ressocialização. 2012. 64f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29240
Aparece nas coleções:EEJAPSP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_dssousa.pdf357,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.