Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29255
Title in Portuguese: A leitura na relação ensino-aprendizagem de história na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional
Author: Viana, Hélia Maria Duarte
Advisor(s): Barbosa, Maria José
Keywords: EJA
Aprendizagem
Leitura
Ensino de História
Issue Date: 2012
Citation: Viana, H. M. D.; Barbosa, M. J. (2012)
Abstract in Portuguese: Estudo sobre o processo de leitura na relação ensino-aprendizagem de História no âmbito da educação de jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional. Tem como eixo central refletir sobre as práticas pedagógicas na prática de leitura na educação de jovens e adultos e os obstáculos impeditivos de um ensino de leitura histórica voltado à prática social. A indagação do trabalho consiste em verificar os tipos de atividades pedagógicas que potencializam o domínio da leitura e possibilitam o desenvolvimento pleno dos educandos. Para tal os objetivos foram: Investigar a importância da leitura como prática docente e de aprendizagem; conhecer as relações entre a leitura e aprendizagem, a partir da prática pedagógica e da ação do educador. Busca também investigar qual o objetivo que desejam alcançar ao incentivar os estudantes a ler, o que consideram mais importante nesta prática e se seguem o que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais em sua prática cotidiana. Elege Ângela Kleiman para interlocução devido ao enfoque social que imprime à leitura. Realiza uma investigação qualitativa e quantitativa com ênfase na observação crítica e reflexiva sobre o discurso e a prática dos professores de uma Unidade Prisional em Itaitinga com educandos internos na Modalidade EJA a partir de material recolhido mediante questionários e aula de observação. Dentre outras constatações, a análise desvela práticas pedagógicas que dificultam e até impedem a aprendizagem do educando a partir da interpretação de suas leituras. Evidencia que a maioria dos professores trabalha leitura com intuito de desenvolver o “gosto” pela leitura e não como prática social. Constata a preocupação em ensinar História de maneira prazerosa através da leitura. Demonstra que o professor fala muito sobre leitura, mas, paradoxalmente, nas aulas de História não há espaço para que o aluno leia. Observa que a leitura que o aluno faz fora da escola é ignorada, e, principalmente, considerada de menor valor se comparada à leitura de clássicos indicados e incentivados nas aulas. Atesta que, no plano do discurso, esse professor incentiva o aluno a ler, mas sua prática cotidiana conflita com o que apregoa.
Description: VIANA, Hélia Maria Duarte. A leitura na relação ensino-aprendizagem de história na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sistema Prisional. 2012. 57f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29255
Appears in Collections:EEJAPSP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_hmdviana.pdf406,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.