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dc.contributor.advisorCosta, Aldir Dantas da-
dc.contributor.authorSouza, Lúcia de Fátima Girão Nobre de-
dc.date.accessioned2018-01-26T11:24:40Z-
dc.date.available2018-01-26T11:24:40Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSouza, L. F. G. N.; Costa, A. D. (2013)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29271-
dc.descriptionSOUZA, Lúcia de Fátima Girão Nobre de. Um recorte sobre o processo de alfabetização de jovens em conflito com a lei no Centro Educacional São Miguel. 2013. 46f. TCC (Especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Escola de Gestão Penitenciária e Ressocialização, Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) para professores do Sistema Prisional, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleUm recorte sobre o processo de alfabetização de jovens em conflito com a lei no Centro Educacional São Miguelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa descreve o trabalho de alfabetização realizado com adolescentes em conflito coma lei no Centro Educacional São Miguel, objetivando conhecer com mais profundidade o que acontece em sala de aula, no tocante a leitura e a escrita e principalmente a leitura e compreensão de mundo realizada por esses adolescentes. O estudo se apropria, em parte, dos trabalhos de Paulo Freire como recurso norteador na construção deste trabalho. Enfatiza a presença do Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo-SINASE, diretrizes regulamentadoras das medidas socioeducativas nos Centros Educacionais. O estudo mostra ainda a postura da educação frente à violência juvenil e como os profissionais envolvidos com esta educação se comportam diante desta situação. É uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e interpretativo da realidade observada, a partir de dados constituídos através de relatos da experiência vivenciada pelos jovens, os professores e os educadores sociais. A análise dos dados demonstra que o processo de alfabetização nas medidas socioeducativas, principalmente no CESM, necessita de um aprimoramento de forma que venha a estimular cada vez mais os socioeducandos o gosto pela leitura e escrita.pt_BR
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