Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiannasi-Kaimen, Maria Júlia-
dc.contributor.authorSuzuki, Juliana Telles Faria-
dc.date.accessioned2012-07-02T16:04:00Z-
dc.date.available2012-07-02T16:04:00Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationSUZUKI, J. T. F. ; GIANNASI-KAIMEN, M. J. (2007)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2936-
dc.descriptionSUZUKI, Juliana Telles Faria. Ambiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-line. 2007. 112f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação de EAD, Londrina-PR, 2007.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presenciapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectEducação a Distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectMoodlept_BR
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectUniveristy Education, information and communication technologypt_BR
dc.subjectUniveristy Education, information and communication technologypt_BR
dc.subjectMoodle – VLEpt_BR
dc.subjectContinuous Education – Use of ICTpt_BR
dc.subjectAnálise de interação em educaçãopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação Continuada do Professorpt_BR
dc.subjectEducação Continuadapt_BR
dc.subjectInteração homem-máquinapt_BR
dc.subjectSoftware Educativopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.titleAmbiente virtual de aprendizagem: reflexões para uma pedagogia on-linept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho de dissertação discute questões surgidas na sociedade com o advento da internet, provocando impacto de diferentes naturezas em diversas áreas, sobretudo na educação. O surgimento e a introdução de ferramentas via internet voltadas para o gerenciamento de atividades educacionais suscitou a necessidade de repensar a prática educativa ressignificando os papéis desempenhados pelas instituições de ensino, pelos professores e pelos alunos. Dessa forma, teve por objetivo maior analisar as contribuições do uso de uma interface dentro do ambiente virtual de aprendizagem Moodle aplicada à prática pedagógica de professores do ensino superior na modalidade presencial. Para isto buscou-se na literatura questões pertinentes voltadas a este assunto que possibilitaram focalizar o estudo. Desenvolveu-se também uma interface dentro do ambiente Moodle que possibilitou a realização de fóruns de discussão com professores do curso de Letras e Pedagogia que estão em exercício de sua profissão. Por fim realizou-se a tabulação e a análise dos resultados que permitiram considerar a importância da formação contínua na prática docente e a viabilidade de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem como suporte ou complemento ao ensino presenciapt_BR
dc.title.enVirtual learning environment: reflexions to on-line pedagogypt_BR
Appears in Collections:PGTICEAD - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_jtfsuzuki.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.