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dc.contributor.advisorVasconcelos, José Gerardo-
dc.contributor.authorBarbosa, Madelyne dos Santos-
dc.date.accessioned2018-02-09T12:14:38Z-
dc.date.available2018-02-09T12:14:38Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARBOSA, Madelyne dos Santos. Rituais totêmicos e práticas educativas de um candomblé Ketu em Fortaleza. 2018. 98f. - Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29547-
dc.description.abstractThe purpose of this study is to identify non-formal and informal educational practices, which are transcurrent in the daily ritual of a Candomblé terreiro in Fortaleza. Perceiving the moment in which the religious making is fused in educational praxis, and that make the Afro-Brazilian terreiro a constructor space of knowledge, legitimized by the oral tradition and the ancestral memory. It is, therefore, a qualitative research, ethnographic approach that used as a data construction tool the case study. Thus, the study had access to the smaller ones that surround a ritual religious tradition of millennia. The observations, the notes in the field book, the image records, and the interlocutions granted by the subjects of the research: Mr. Lagos, Mãe Ilesá and Ogan Ibadan minuden a more refined understanding regarding the conceptions of the religious and educational practices of a temple of Candomblé. The results presented in this research: The Ritual of the Orô for Exu and the ritual of the Ebó appear in details, speeches and situations. The animal sacrifice for Exu here is thought of as totemism, in a totemic relation that is established in the act of offering the animals by means of sacred immolation to the Orixás. And the Ebó Ritual is shown in all depth in Mr. Lagos' case. In this way, the two rituals are situated in the study as elements of Yoruba tradition and, especially as the moment that the terreiro produces non-formal education. Teaching religious foundations and perpetuating an established tradition.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPráticas Educativaspt_BR
dc.subjectTotemismopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subjectEducational Practicespt_BR
dc.subjectTotemismpt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.titleRituais totêmicos e práticas educativas de um candomblé Ketu em Fortalezapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO intento deste estudo está em identificar as práticas educativas não-formais e informais, transcorrentes no cotidiano ritual de um terreiro de Candomblé em Fortaleza. Percebendo o instante em que o fazer religioso se funde em práxis educativa, e que fazem do terreiro afro-brasileiro um espaço construtor de saberes, legitimado pela tradição oral e pela memória ancestral. Trata-se, pois, de uma pesquisa qualitativa, de abordagem etnográfica que usou como instrumento de construção dos dados o estudo de caso. Assim, o estudo teve acesso aos por menores que circundam uma tradição religiosa ritual de milênios. As observações, as anotações em caderneta de campo, os registros imagéticos, e as interlocuções concedidas pelos sujeitos da pesquisa: Sr. Lagos, Mãe Ilesá e Ogan Ibadan minudenciam um entendimento mais depurado a respeito das concepções das práticas religiosas e educacionais de um templo de Candomblé. Os resultados apresentados nesta pesquisa: O Ritual do Orô para Exu e o ritual do Ebó aparecem em detalhes, falas e situações. O sacrifício animal para Exu aqui é pensado enquanto totemismo, numa relação totêmica que se estabelece no ato de oferecer os animais por meio de imolação sagrada aos Orixás. E o Ritual do Ebó se mostra em toda profundidade no caso do Sr. Lagos. Deste modo, os dois rituais se situam no estudo enquanto elementos de tradição Iorubá e, sobretudo enquanto o momento que o terreiro produz educação não-formal. Ensinando fundamentos religiosos e perpetuando uma tradição ágrafa.pt_BR
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