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Tipo: TCC
Título: Utilizando o design participativo e a prototipação como técnicas de elicitação de requisitos para sistemas com domínios especializados
Autor(es): Bezerra, Paulo Wheverton Cordeiro
Orientador: Monteiro, Ingrid Teixeira
Palavras-chave: Análise de Requisitos;Design Participativo;Engenharia de protótipos
Data do documento: 2017
Citação: BEZERRA, Paulo Wheverton Cordeiro. Utilizando o design participativo e a prototipação como técnicas de elicitação de requisitos para sistemas com domínios especializados. 2017. 83 f. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá, Quixadá, CE, 2017.
Resumo: O processo de elicitação de requisitos corresponde à fase inicial de um projeto de software, nessa etapa os stakeholders são consultados a fim de identificar suas necessidades e exigências para o software em questão. Este trabalho mostra como o uso da abordagem do design participativo e a técnica de prototipação impactam no processo de elicitação de requisitos de um software com um domínio mais especializado. Utilizamos neste trabalho um sistema voltado a psicólogos e/ou professores para auxiliar no ensino dos sentimentos para crianças com necessidades especiais. Através da utilização dessas técnicas, conseguimos obter alguns resultados que nos mostraram que o uso do design participativo junto da prototipação podem ser muito úteis quando se precisa de uma maior imersão no domínio da aplicação e/ou quando precisamos construir um software para uma área mais distante da nossa realidade, como foi no caso desse trabalho. Alguns dos resultados obtidos que podemos citar foram a validação de ideias através de representações visuais e também uma reflexão sobre possíveis problemas e detalhes que poderiam trazer incômodo aos usuários, dentre outros que serão mostrados durante o texto.
Abstract: The requirements elicitation process corresponds to the initial phase of a software project, in this phase the stakeholders are consulted in order to identify their needs and requirements for the software in question. This work shows how the use of the participatory and technical prototyping project approach impacts the certification process of software requirements with a more specialized domain. We use at work a system aimed at psychologists and / or teachers to assist in the teaching of feelings for children with special needs. Through the application of the techniques, we have obtained some results that show us the use of the participatory design with the prototyping can be very useful when it is necessary a greater immersion in the domain of the application and / or when it is necessary to build a software for a more distant area of ours reality, as was the case in this work. Some of the obtained results that we can mention a validation of ideas through visual representations and also a reflection on problems and details that wish to bring annoyance to the users, among others that are shown during the text.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29567
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