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dc.contributor.authorSilva, Kely Vanessa Leite Gomes da-
dc.contributor.authorGonçalves, Gleice Adriana Araújo-
dc.contributor.authorSantos, Shayane Bezerra dos-
dc.contributor.authorMachado, Maria de Fatima Antero Sousa-
dc.contributor.authorRebouças, Cristiana Brasil de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Viviane Martins da-
dc.contributor.authorXimenes, Lorena Barbosa-
dc.date.accessioned2018-02-09T17:07:33Z-
dc.date.available2018-02-09T17:07:33Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.citationSILVA, K. V. L. G. da et al. Formação de adolescentes multiplicadores na perspectiva das competências da promoção da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasilia, v. 71, n. 1, p. 98-105, jan./fev. 2018.pt_BR
dc.identifier.issnPrint 0034-7167-
dc.identifier.issnOn-line 1984-0446-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29607-
dc.description.abstractObjective: Recognize the domains of health promotion core competencies in the training process of adolescents carried out by nursing students. Method: Qualitative and descriptive study, which used the theoretical methodological contribution Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP), carried out with 14 nursing students. Results: There were four domains: Enable Change; Mediate through Partnership; Communication; and Leadership. These domains came from the interest and commitment of adolescents in intersectoral partnership, the use of communication techniques, and the role of facilitator to catalyze learning and empowerment. Conclusion: There were some domains of core competency in the training of adolescents, suggesting that nursing students act as health promoters. Challenges for Nursing are the implementation of a theoretical contribution of CompHP in undergraduate and ongoing training to carry out health promotion action.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectEducação em Saúde.pt_BR
dc.titleFormação de adolescentes multiplicadores na perspectiva das competências da promoção da saúdept_BR
dc.title.alternativeFormación de adolescentes multiplicadores en la perspectiva de las competencias de la promoción de la saludpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo : Reconhecer os domínios das competências de promoção da saúde no processo formativo de adolescentes realizado por acadêmicos de Enfermagem. Método : Estudo qualitativo e descritivo, que utilizou o aporte teórico metodológico Developing Competencies and Professional Standards for Health Promotion Capacity Building in Europe (CompHP0), realizado com 14 acadêmicos de Enfermagem. Resultados: Evidenciaram-se quatro domínios: Mudança Ativa; Mediar através de Parceria; Comunicação; e Liderança. Esses domínios advieram do interesse e do compromisso dos adolescentes na parceria intersetorial, no uso de técnicas de comunicação e no papel de facilitador para catalisar o aprendizado e o empoderamento. Conclusão : Percebeu- se que houve a presença de alguns domínios de competência na formação dos adolescentes, sugerindo que os acadêmicos de enfermagem atuassem como agentes promotores da saúde. Constituem-se desafi os para a Enfermagem a implementação de aporte teórico do CompHP na graduação e formação permanente para efetivar ações no campo da promoção da saúde. Descritores: Enfermagem; Adolescente; Promoção da saúde; Competências; Educação em Saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo : Reconocer los dominios de las competencias de promoción de la salud en el proceso formativo de adolescentes realizado por académicos de Enfermería. Método : Estudio cualitativo y descriptivo, que utilizó el aporte teórico metodológico DevelopingCompetenciesand Professional Standards for Health PromotionCapacityBuilding in Europe (CompHP0), realizado con 14 académicos de Enfermería. Resultados: De evidenciaron cuatro dominios: Cambio Activo; Mediar a través de Sociedad; Comunicación; y Liderazgo. Esos dominios adveraron del interés y del compromiso de los adolescentes en la sociedad intersectorial, en el uso de técnicas de comunicación y en el rol de facilitador para catalizar el aprendizaje y el empoderamiento. Conclusión : Se notó que hubo la presencia de algunos dominios de competencia en la formación de los adolescentes, sugiriendo que los académicos de enfermería actuasen como agentes promotores de la salud. Se constituyen desafíos para la Enfermería la implementación de aporte teórico del CompHP en la graduación y formación permanente para efectivar acciones en el campo de la promoción de la salud.pt_BR
dc.title.enTraining of adolescent multipliers from the perspective of health promotion core competenciespt_BR
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