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dc.contributor.advisorArrais Neto, Enéas de Araújo-
dc.contributor.authorCavalcante, Carlos Magno Gurgel-
dc.date.accessioned2012-07-04T12:01:55Z-
dc.date.available2012-07-04T12:01:55Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Carlos Magno Gurgel. Toyotismo e educação: um exame da influência do modo de produção e gerenciamento de mercadorias na categoria de reflexividade em Donald Schön. 2006. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2962-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherhttp://www.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de Ensinopt_BR
dc.subjectReflexão(Filosofia)pt_BR
dc.subjectSchön,Donald A.,1930- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectIndústria automobilística – Padrões de produçãopt_BR
dc.subjectIndústria automobilística – Japãopt_BR
dc.titleToyotismo e Educação: um exame da Influência do Modo de Produção e Gerenciamento de Mercadorias na Categoria de Reflexividade em Donald Schön.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação analisa a possível influência do modelo de gerenciamento e produção de mercadorias, conhecido como toyotismo, no pensamento educacional do professor estadunidense do MIT – Donald Schön. No desenvolvimento do processo procura-se, tangencialmente, analisar a razão de como essa influência se concretiza. Diante da necessidade de encontrar um referencial teórico que permeasse a pesquisa, achou-se por bem utilizar outra categoria marxista que favorecesse a análise de como uma maneira bem específica de produzir bens poderia ser assimilada em nível filosófico. Para tanto adotou-se a noção do Bloco Histórico (situação histórica global) cunhada por Antônio Gramsci. Após uma breve análise da atual crise do capital, suas causas, conseqüências e respostas, passa-se, então, a analisar a estrutura do toyotismo: sua origem, suas peculiaridade e a análise da possibilidade de sua ocidentalização. Segue-se a isso uma análise dos argumentos de Donald Schön sobre a questão da reflexividade, tanto em relação ao profissional reflexivo quanto ao professor reflexivo. Isso se dá pelo entendimento de que ele funda uma única categoria e a aplica nas duas situações. Conclui-se com uma análise dos pontos principais levantados e discorridos no texto.pt_BR
dc.title.enToyotism and Education: an examination of the Influence in the Way of Production and Management of Merchandises in the Category of Reflectivity in Donald Schonpt_BR
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