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Tipo: Tese
Título: Avaliação da memória e exercício: a influência da prática de atividade física na memória visuomotora e visual de idosos em Canindé-Ceará
Título em inglês: Evaluation of memory and exercise: The influence of physical activity in the memory visuo-motor and visual in Canindé-Ceará
Autor(es): Fechine, Basílio Rommel Almeida
Orientador: Trompieri Filho, Nicolino
Palavras-chave: Memória;Idosos;Atividade física;Memory;Elderly;Physical activity
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: FECHINE, Basílio Rommel Almeida. Avaliação da memória e exercício: a influência da prática de atividade física na memória visuomotora e visual de idosos em Canindé-Ceará. 2012. 185f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2012.
Resumo: O objetivo do trabalho foi avaliar a memória visuo-motora e visual de idosos tendo como parâmetros norteadores a não prática de atividade física, a pratica de atividade física assistemática (sem acompanhamento de profissional) e a prática de atividade física sistematizada (com orientação de um programa e acompanhamento profissional). Trabalhou-se com 260 idosos situados na faixa etária de 60 a 90 anos residentes no município de Canindé no estado do Ceará no ano de 2011. Com esses idosos foram formados três grupos, o 1º constituído por 100 sujeitos não praticantes, o 2º com 100 sujeitos praticantes asssitemáticos e o 3º com 60 sujeitos não praticantes de atividade física denominado grupo experimental e que concordaram em participar de um programa de atividade física orientada e com supervisão profissional. Os sujeitos do grupo experimental participaram de um programa de atividade física de Janeiro a Julho de 2011, com freqüência semanal de três dias. Antes do início da intervenção observou-se que os 100 sujeitos praticantes de atividade física do grupo assistemático apresentavam desempenho estatisticamente superior para p<0,01 que os sujeitos dos outros dois grupos em relação à memória visuo-motora e a memória visual. Os mesmos testes aplicados ao final do experimento indicaram que os sujeitos do grupo experimental apresentaram desenvolvimento significativamente maior (p<0,01) tanto nos testes de memória visuo-motora quanto no teste de memória visual em relação à aplicação inicial. O teste de memória visual aplicada ao final do experimento nos três grupos indicou que em relação a primeira aplicação o grupo de não praticantes e praticantes assistemáticos não apresentou diferença estatisticamente significativa em relação a aplicação inicial. Por outro lado, a diferença no desempenho nesse teste em relação à aplicação final e inicial foi estatisticamente (p<0,01) superior em relação aos outros dois grupos.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the visual-motor memory and visual memory of elderly people having as guiding parameters the non-practicing of physical activity, the practicing of unsystematic physical activity (without a professional accompaniment) and the practicing of systematized physical activity (with an orientation program and a professional supervision). We have worked with 260 elderly people of the age group 60. 90 years who lives in Canindé in Ceará state in 2011. With them, three groups were formed, the first is consisted of 100 individuals who are non- practitioners, the second with 100 individuals unsystematic practitioners and the third with 60 individuals non-practitioners of physical activity called experimental group who agreed to participate in a program of oriented physical activity and with professional supervision. The individuals in the experimental group participated in a program of physical activity from January to July 2011 with three weekly days. Before starting the intervention it was observed that the 100 individual who practice physical activity of the unsystematic group presented a statistically superior development for p<0,01 than the individuals of the other two groups in relation to the visual-motor memory and the visual memory. The same tests applied to the end of the experiment indicated that the individuals of the experimental group presented a significant superior development (p<0,01) in both tests of visual- motor memory and visual memory in relation to the initial application. The tests of visual memory applied to the end of the experiment in the three groups indicated that in relation to the first application, the group of the non-practitioners and unsystematic practitioners do not presented a statistically significant difference in relation to the initial application. In the other side, the difference in the development in these tests in relation to the final and initial application was statistically (p<0,01) superior in relation to the other two groups.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2976
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