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Tipo: Dissertação
Título : Currículo cultural das histórias em quadrinhos: Emília e a Turma do Sítio na cartilha da nutrição do Fome Zero
Autor : Alcântara, Cláudia Sales de
Tutor: Bezerra, José Arimatéa Barros
Palabras clave : Histórias em quadrinhos na educação - Genibaú(Fortaleza,CE);Nutrição - Estudo e ensino(Ensino fundamental) - Genibaú(Fortaleza,CE);Crianças - Nutrição - Genibaú(Fortaleza,CE);Projeto Criança Saudável - Educação Dez;Programa Fome Zero(Brasil)
Fecha de publicación : 2008
Editorial : http://www.teses.ufc.br
Citación : ALCÂNTARA, Cláudia Sales de. O currículo cultural das histórias em quadrinhos: Emília e a turma do sítio na cartilha da nutrição do Fome Zero. 2008. 155f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2008.
Resumen en portugués brasileño: Atualmente as histórias em quadrinhos são muito mais aceitas como produção artística e cultural por parcelas cada vez maiores da sociedade, sendo tratadas como uma ferramenta didático-pedagógica muito eficaz, possuindo a capacidade, através do seu currículo cultural, de divertir, transmitir uma forma de ser, sentir, viver e se comportar no mundo. Este trabalho analisa as revistas em quadrinhos distribuídas gratuitamente pelo Governo Federal às escolas estaduais e municipais intitulada: Emília e a Turma do Sítio na cartilha da nutrição no Fome Zero. Um projeto do Programa Fome Zero, na qual o MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – estabeleceu um contrato com a Editora Globo, e contou com o apoio técnico do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e dos Ministérios da Saúde e da Educação para produzir um material educativo com os personagens da Turma do Sítio do Picapau Amarelo, abordando a importância de uma alimentação saudável baseada em hábitos e produtos regionais, aliada à prática regular de atividade física como condições essenciais para a promoção da segurança alimentar e nutricional.
Abstract: Currently the stories in comics are much more accepted as artistic and cultural production by increasingly larger portions of society, being treated as an educational tool, teaching very effective, possessing the ability, through its cultural curriculum of fun, a way forward for be, feel, live and to behave in the world. This study examines the comic magazines distributed free to schools by the Federal Government and state and municipal entitled: Emília e a Turma do Sítio na cartilha da nutrição no Fome Zero. A project of the Zero Hunger Program, in which the MDS - Ministry of Social Development and Fight against Hunger - has a contract with the Editora Globo, and had the technical support of FNDE (National Fund for Development of Education) and the Ministries of Health and Education to produce an educational material with the characters of the Turma do Sítio do Picapau Amarelo, addressing the importance of healthy eating habits and based on regional products, coupled with regular practice of physical activity as essential conditions for the promotion of food security and nutrition.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2987
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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