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Título: Satisfação de usuários da atenção primária à saúde: um estudo qualitativo no nordeste do Brasil
Título em inglês: User’s satisfaction of primary health care: a qualitative study in the Northeast of Brazil
Autor(es): Arruda, Carlos André Moura
Bosi, Maria Lúcia Magalhães
Palavras-chave: Avaliação em Saúde
Satisfação dos Usuários
Atenção Primária à Saúde
Saúde Coletiva
Data do documento: 2017
Editor: Interface: comunicação, saúde, educação
Citação: ARRUDA, Carlos André Moura ; BOSI, Maria Lúcia Magalhães. Satisfação de usuários da atenção primária à saúde: um estudo qualitativo no nordeste do Brasil. Interface, Botucatu, v. 21, n. 61, p.321-332, 2017.
Resumo: Este estudo focaliza a satisfação do usuário relacionada à qualidade do cuidado na atenção primária da rede pública de serviços, no município de Fortaleza, Nordeste do Brasil. Realizamos um estudo qualitativo envolvendo 43 usuários de unidades de saúde distribuídas pelo município. A técnica utilizada foi a entrevista não diretiva, associada à observação livre registrada em diário de campo. O material discursivo foi analisado sob a vertente hermenêutico-crítica. Os resultados evidenciam a satisfação referente à expansão da cobertura, melhorando o acesso, ainda que persistam desafios. Contudo, os usuários demonstraram: insatisfação no tocante à falta de especialistas; barreiras de acesso a especialidades, e pouca integração entre serviços. Destacaram-se relatos que acentuam a importância da dimensão relacional, notadamente, o acolhimento, com relatos que se polarizam. Reafirma-se a relevância do enfoque qualitativo em estudos sobre a satisfação dos usuários, nas avaliações em saúde.
Abstract: This study deals with user’s satisfaction related to quality in primary health care in the context of public services in the city of Fortaleza, Northeast Brazil. It was conducted a qualitative study involving 43 users of health facilities located in this municipality. The research technique used was the non-directive interview, associated to free observations registered on field diary. The discursive material was analyzed from the hermeneutic-critical approach. The results highlight the satisfaction regarding the expansion of the coverage, resulting in improving access. However, several challenges persist, like as dissatisfaction with lack of specialists; barriers of access to specialties and poor integration between services. This study reiterates the importance of the relational dimension in health care and ilustrates the relevance of qualitative approach in studies about user’s satisfaction, in the health evaluation field.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/29887
Tipo: Artigo de Periódico
ISSN: On-line version 1807-5762
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