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dc.contributor.advisorFurtado, Sylvia Beatriz Bezerra-
dc.contributor.authorVale, Charles Vasconcelos-
dc.date.accessioned2018-03-06T12:05:52Z-
dc.date.available2018-03-06T12:05:52Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationVale, C. V.; Furtado, S. B. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30081-
dc.descriptionVALE, Charles Vasconcelos. A imagem inquieta: pós-produção e sobrevivência no cinema de Gus Van Sant. 2017. 75f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.description.abstractThe present research proposes to make an iconological analysis of part of the work of the North American filmmaker Gus Van Sant, using two fundamental concepts, namely Post-Production (BOURRIAUD, 2009) and Survival (WARBURG, 2013, DIDI- HUBERMAN, 2013). We chose five of their main films, respectively: Psycho (1998), Gerry (2002), Elefante (2003), Last Days (2005) and Paranoid Park (2007), for believing they give breaths to the analyzes and the above-mentioned concepts. In the first moment we try to think this filmografía from artistic procedures like: appropriation, remake, remix, rereading; procedures related to contemporary art, whose modus operandi can be synthesized by the term post-production. In the second moment of the research we try to think about this filmography in relation to the history of art, analyzing this work from the idea of survival (nachleben), a concept derived from the singular iconology created by the historian of art Aby Warburg, who tried to think the image by prism of the survival of ancient forms in diverse cultural and artistic manifestations. Finally, we propose a visual essay about these cinematographic works, using as an inspiration the "Atlas Mnemosyne" - atlas of images that synthesizes the Warburguian method of investigation - thus privileging the imagery power to the detriment of the traditional historiography based on the word.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGus Van Santpt_BR
dc.subjectIconologiapt_BR
dc.subjectPós-produçãopt_BR
dc.subjectSobrevivênciapt_BR
dc.subjectIconologypt_BR
dc.subjectPost-productionpt_BR
dc.titleA imagem inquieta: pós-produção e sobrevivência no cinema de Gus Van Santpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA presente pesquisa propõe fazer uma análise iconológica de parte da obra do cineasta norte-americano Gus Van Sant, utilizando para tanto dois conceitos fundamentais, a saber, Pós-Produção (BOURRIAUD, 2009) e Sobrevivência (WARBURG, 2013; DIDI-HUBERMAN, 2013). Selecionamos, para isso, cinco de seus principais filmes, sendo eles respectivamente: Psicose (1998), Gerry (2002), Elefante (2003), Last Days (2005) e Paranoid Park (2007), por acreditar que eles dão fôlego as análises e os conceitos supracitados. No primeiro momento tentamos pensar essa filmografia a partir de procedimentos artísticos como: apropriação, remake, remix, releitura; procedimentos estes relacionados com a arte contemporânea, cujo modus operandi pode ser sintetizado pelo termo pós-produção. No segundo momento da pesquisa tentamos pensar essa filmografia em relação com a história da arte, analisando essa obra a partir da ideia de sobrevivência (nachleben), um conceito derivado da singular iconologia criada pelo historiador da arte Aby Warburg, que tentou pensar a imagem pelo prisma das sobrevivências das formas antigas em manifestações culturais e artísticas diversas. Por fim, propomos um ensaio visual acerca dessas obras cinematográficas, utilizando como inspiração o “Atlas Mnemosyne” - atlas de imagens que sintetiza o método warburguiano de investigação – privilegiando, portanto, a potência imagética em detrimento da historiografia tradicional calcada na palavra.pt_BR
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