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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarre, Anny Giselly Milhome da Costa-
dc.contributor.authorPinheiro, Patrícia Neyva da Costa-
dc.contributor.authorVieira, Neiva Francenely Cunha-
dc.contributor.authorGubert, Fabiane do Amaral-
dc.contributor.authorAlves, Maria Dalva Santos-
dc.contributor.authorMonteiro, Estela Maria Leite Meirelles-
dc.date.accessioned2018-03-07T14:50:45Z-
dc.date.available2018-03-07T14:50:45Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.citationFARRE, A. G. M. C. et al. Promoção da saúde do adolescente baseada na arte/educação e centrada na comunidade. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 71, n.1, p. 31-9, jan./feb. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn0034-7167O (Print)-
dc.identifier.issn1984-0446 (On line)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30133-
dc.description.abstractObjective: To evaluate the contribution of arts education to health promotion of adolescents in situations of urban social vulnerability. Method: Participatory evaluative research, with a qualitative approach, using as a reference the theoretical constructs of Paulo Freire’s Conscientization and the Empowerment Evaluation as a method of collecting with adolescents and teachers of an arts education program in the fi eld of the Family Health Strategy. Results: Participants constructed a collective mission that represented the concept of adolescent health promotion. Arts education activities were prioritized and ranked with a mission focus, and over a three-month period, the program implemented health goals through art. In the reevaluation, the group presented a broad look at the implementation of activities and self-determination for change. Final considerations: Arts education is a potential space for nurses to act in the conscientization and empowerment of adolescent health in Primary Health Care.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Brasileira de Enfermagempt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectPromoção da Saúdept_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titlePromoção da saúde do adolescente baseada na arte/educação e centrada na comunidadept_BR
dc.title.alternativePromoción de la salud del adolescente basada en el arte/educación y centrada en la comunidadpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrObjetivo: Avaliar as contribuições da arte/educação para a promoção da saúde de adolescentes em situação de vulnerabilidade social urbana. Método: Pesquisa avaliativa, participativa, abordagem qualitativa, que utilizou como referencial os constructos teóricos de Conscientização de Freire e como método de coleta a Avaliação de Empoderamento com adolescentes e professores de um programa de arte/educação no território da Estratégia de Saúde da Família. Resultados: Os participantes construíram uma missão coletiva que representou o conceito de promoção da saúde do adolescente. As atividades de arte/educação foram priorizadas e classifi cadas com foco na missão, e, durante um período de três meses, o programa implementou metas na saúde por meio da arte. Na reavaliação, o grupo apresentou um olhar ampliado acerca da execução das atividades e autodeterminação para mudanças. Considerações fi nais: A arte/educação foi um potencial espaço para atuação do enfermeiro na conscientização e empoderamento em saúde do adolescente na Atenção Básica à Saúde.pt_BR
dc.description.abstract-esObjetivo: evaluar las contribuciones del arte/educación para la promoción de la salud de adolescentes en situación de vulnerabilidad social urbana. Método: pesquisa evaluativa, participativa, abordaje cualitativa, que utilizó como referencial los constructos teóricos de Concientización de Freire y como método de colecta a Evaluación de Empoderamiento con adolescentes y profesores de un programa de arte/educación en el territorio de la Estrategia de Salud de la Familia. Resultados: los participantes construyeron una misión colectiva que representó el concepto de promoción de la salud del adolescente. Las actividades de arte/educación fueron priorizadas y clasificadas con foco en la misión y durante un período de tres meses el programa implementó metas en la salud por medio del arte. En la reevaluación, el grupo presentó una mirada ampliada acerca de la ejecución de las actividades y autodeterminación para cambios. Consideraciones finales: el arte/educación fue un potencial espacio para actuación del enfermero en la concientización y empoderamiento en salud del adolescente en Atención Básica a la Salud.pt_BR
dc.title.enAdolescent health promotion based on community-centered arts educationpt_BR
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