Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3035
Título: O mito camoniano: a influência de Camões na cultura brasileira
Autor(es): TELES, Gilberto Mendonça
Palavras-chave: Literatura brasileira - Influências portuguesas
Camões, Luis de, 1524?-1580 - Critica e interpretação
Poesia brasileira - Influências portuguesas
Cultura popular - Brasil
Data do documento: 1980
Editor: Revistas de Letras
Citação: TELES , G. M. (1980 /1981 )
Resumo: "Há superabundantemente Camões em nossa poesia." A afirmação um tanto impressionista de Tasso da Silveira serviu de guia para uma pesquisa que, durante quase dez anos, fizemos na poesia brasileira, lendo os poetas antigos e os novos, os esquecidos e os mais louvados pela crítica e, o que foi também estimulante, lendo a maioria dos poetas regionais, escondidos nos seus Estados, mas, como todo escritor, engajado numa tradição literária, cujo ponto mais elevado na cultura brasileira tem sido mesmo o nome de Camões. Outro aspecto gratificante é que de dois anos para cá estendemos a pesquisa aos escritores de ficção e já contamos hoje com um bom material que deverá ser mais tarde aproveitado noutro estudo sobre Camões .. .l\ssim. a esta altura podemos tranqüilamente afirmar que todo poeta brasileiro, do maior ao menor, pagou algum tributo de admiração a Camões. Não existe sequer uma exceção nos poetas mencionados nas nossas histórias literárias. Quando se ouve dizer, por exemplo, que os modernistas romperam totalmente com o passado e com os clássicos, o ruim é que muita gente costuma acreditar, sem se dar conta de que os grandes poetas são sempre considerados gênios e, como no caso de Camões, escapam até às tiradas demagógicas dos que se proclamam reformadores. Nos livros mais revolucionários de 1922, como é o caso de Paulicéia desvairada. se podem ler as marcas visíveis da epopéia camoniana. Mesmo os poetas de vanguarda, como Affonso Ávila, Décio Pignatari e Augusto de Campos, não escaparam à magia da tradição ou da obra de Camões.
Descrição: TELES, Gilberto Mendonça. O mito camoniano: a influência de Camões na cultura brasileira. Revista de Letras, Fortaleza, v. 3/4, n. 2/1, p. 44-72, 1980/1981.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3035
ISSN: 01018051
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1980_Art_GMTeles.pdf3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.