Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/30644
Tipo: Artigo de Evento
Título: Inland Empire: a desconstrução filmada em vídeo digital
Autor(es): Oliveira, Eduardo dos Santos
Orientador: Costa, Rafael Rodrigues da
Palavras-chave: David Lynch;Inland Empire;Surrealismo;Vídeo digital;Cinema
Data do documento: 2014
Citação: Oliveira, E. S.; Costa, R. R. (2014)
Resumo: Nosso interesse é pensar o digital em Inland Empire (2006), longa-metragem de David Lynch, não apenas como ferramenta manual ou recurso estético, mas como dispositivo fílmico que possibilitou a constituição de elementos diegéticos e não-diegéticos que enriquecem a atmosfera onírica oferecida pelo diretor neste e em outros trabalhos ao longo de sua carreira. Trazemos um breve apanhado conceitual do vídeo digital, recorrendo a Felinto (2006 apud MASCARELLO, 2006) e Ang (2007). Em seguida, discorremos sobre o processo de criação do longa e, finalmente, fazemos uma análise sobre a presença do digital no filme, com a ajuda do próprio cineasta (2008).
Descrição: OLIVEIRA, Eduardo dos Santos; COSTA, Rafael Rodrigues da. Inland Empire: a desconstrução filmada em vídeo digital. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. 16., 15 a 17 maio 2014., João Pessoa. Anais... São Paulo: Intercom, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30644
ISSN: 2177-790X
Aparece nas coleções:ICA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_esoliveira.pdf550,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.