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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise da eficiência dos portos da região Nordeste do Brasil baseada em análise envoltória de dados
Autor(es): Sousa Júnior, José Nauri Cazuza de
Nobre Júnior, Ernesto Ferreira
Prata, Bruno de Athayde
Palavras-chave: Transportes;Análise de envoltória de dados;Avaliação de desempenho;Áreas portuárias;Portos - Planejamento
Data do documento: 2008
Citação: SOUSA JÚNIOR, J. N. C.; NOBRE JÚNIOR, E. F.; PRATA, B. A. Análise da eficiência dos portos da região Nordeste do Brasil baseada em análise de envoltória de dados. Revista Eletrônica Sistemas & Gestão, Niterói, v. 3, n. 2, p. 74-91, mai./ago. 2008.
Resumo: O sistema portuário é elemento chave para o desenvolvimento de determinada região. Nesse contexto, a avaliação de desempenho torna-se fundamental para o monitoramento e o aprimoramento das atividades do setor em foco. A Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis – DEA) é uma técnica, baseada em programação matemática, que analisa, com base nos recursos e produtos utilizados em um dado processo, a eficiência relativa de um conjunto de unidades tomadoras de decisão. O presente trabalho teve como objetivo elaborar um modelo para a medição da eficiência relativa dos portos da região Nordeste do Brasil, adotando o modelo DEA orientado a inputs. Foram considerados dois inputs (comprimento dos berços e calado admissível) e um output (movimentação, em toneladas ou em número de contêineres). Este modelo foi aplicado aos 22 portos da região supracitada, sendo estes classificados por tipo de carga. Pela análise realizada, foi possível constatar que a maioria dos portos do Nordeste tem subaproveitamento de sua infraestrutura. A obtenção das eficiências dos portos nordestinos permitiu observar que estes têm capacidade de movimentar maior quantidade de mercadorias com os mesmos inputs (especialmente a infra-estrutura analisada). A Análise de Envoltória de Dados mostrou-se como técnica que pode contribuir com os tomadores de decisões para a análise, a gestão e o planejamento no setor portuário.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30755
ISSN: 1980-5160
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