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Tipo: Dissertação
Título: Projetos de extensão em música no IFCE de Sobral: táticas para a reinvenção do cotidiano através do ensino coletivo de instrumentos musicais e canto
Autor(es): Cruz, Francisca Antônia Marcilane Gonçalves
Orientador: Nascimento, Marco Antonio Toledo
Palavras-chave: Projetos de Extensão;Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais;Reinvenção do cotidiano;Extension projects;Collective Instrumental Music Education
Data do documento: 2018
Citação: CRUZ, Francisca Antônia Marcilane Gonçalves. Projetos de extensão em música no IFCE de Sobral: táticas para a reinvenção do cotidiano através do ensino coletivo de instrumentos musicais e canto. 2018. 118f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Esta pesquisa aborda as práticas musicais desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Sobral, por meio dos cursos de extensão. Essas práticas constituem três cursos distintos, a saber: o de Flauta Doce, o de Clarineta e Saxofone e o de Canto Coral. O ensino-aprendizagem de música nesse contexto ocorre a partir da ótica do Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ECIM). O estudo teve como objetivo compreender qual a repercussão que essas práticas musicais coletivas exercem nas “práticas comuns” dos “usuários” desses cursos e, a partir de então, identificar possíveis mudanças ocorrentes em seu “cotidiano”. Para tanto, utilizamos como referencial teórico Certeau (2013, 2014), com suas ideias e reflexões a respeito das “práticas cotidianas”, que levam em consideração conceitos como “táticas”, “estratégias”, “antidisciplina”, “espaço”, “lugar”, “praticantes” e “usuários”, entre outros. A abordagem metodológica enfatiza o paradigma qualitativo e toma como design o estudo de caso, recorrendo a múltiplas técnicas de coleta de evidências (Estudo exploratório; Registros audiovisuais; Questionário autoadministrativo postpre; e entrevista por grupo focal). Esses procedimentos foram realizados entre agosto do ano de 2016 e dezembro do ano de 2017. As análises e a interpretação das diversas evidências identificadas por este estudo possibilitaram a compreensão das diferentes formas de consumo, apropriação e utilização do aprendizado musical pelos “usuários” dos projetos de extensão. Assim, o ensino de música desenvolvido nessa instituição foi interpretado como “espaços” capazes de estimular, em seus “usuários”, “táticas” e “antidisciplinas” diante da realidade em que estão inseridos, podendo promover a “reinvenção do seu cotidiano”. Desse modo, a presente pesquisa busca contribuir com aprimoramento das práticas educativas musicais existentes no contexto investigado e com a expansão de pesquisas relacionadas ao ECIM, ao “cotidiano” e à Educação Musical.
Abstract: This research approaches the musical practices developed in the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Sobral campus, in the extension courses. These practices constitute three different courses, which are: Recorder, Clarinet and Saxophone, and Choir Singing. The music teaching-learning in this context takes place through Collective Teaching of music instruments'. The study aimed to understand the repercussions these collective musical practices have on the “common practices” of the courses’ “users” and, after that, identify possible changes in their “quotidian”. To that end, we used Certeau (2013, 2014) as a theoretical framework, with his ideas and reflections about “quotidian practices”, which consider concepts such as “tactics”, “strategies”, “anti-disciplin”, “space”, “place”, “practitioner”, and “users”, among others. The methodological approach emphasizes the qualitative paradigm and uses the case study as a design, turning to multiple evidence collecting techniques (exploratory study; audiovisual records; self-administered post-pre questionnaire; and focus group interview). This process took place between August 2016 and December 2017. The analyses and interpretation of the evidence identified in this study allowed an understanding of the different manners of consumption, appropriation, and utilization of musical education by the “users” of the extension projects. Thus, the teaching of music in this institution was understood as “spaces” capable of stimulating, in their “users”, “tactics” and “anti-disciplin” within their reality, being able to promote the “reinvention of their quotidian”. Therefore, the present research seeks to contribute to the enhancement of current music education practices in the context investigated and to the expansion of researches concerning collective instrumental music education, “quotidian” and Music Education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30758
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