Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
Title in Portuguese: Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação
Author: Alvite, Maria Mercedes Capelo
Keywords: Didática
Psicologismo Pedagógico
Prática Pedagógica
Psicologismo
Issue Date: 1980
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Alvite, M. M. C. (1980)
Abstract in Portuguese: As experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada.
Description: ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1980_art_mmcalvite.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.