Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAlvite, Maria Mercedes Capelo-
dc.date.accessioned2018-04-05T17:46:53Z-
dc.date.available2018-04-05T17:46:53Z-
dc.date.issued1980-
dc.identifier.citationAlvite, M. M. C. (1980)pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30772-
dc.descriptionALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 13-17, jul./dez. 1980.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPsicologismo Pedagógicopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectPsicologismopt_BR
dc.titleDidática e psicologia: contribuição à crítica do psicologismo na educaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs experiências vivenciadas na escola como aluna e professora, levam-nos à convicção de que não se pode avaliar a prática educacional sem se levar em conta o contexto do sistema escolar geral que, por sua vez, só pode ser explicado dentro do contexto sócio-político-econômico em que está inserido. A educação só pode ser compreendida como atividade humana entranhada na totalidade de uma organização social. O que se observa, contudo, é que, de um modo geral, nos cursos de Pedagogia, a avaliação da problemática educacional Ó feita apenas num enfoque pedagógico ou psico-pedagógico. Com isso, não se faz apenas análises parciais da realidade educacional, mas pseudo-análises, já que a educação só pode ser entendida no contexto das relações sociais que refletem o conflito de duas classes antagônicas: a classe dominante e a classe dominada.pt_BR
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1980_art_mmcalvite.pdf2,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.